sábado, 1 de janeiro de 2011

CONTEÚDO NACIONAL NA USINA NUCLEAR DE ANGRA 3 SERÁ SUPERIOR A 50%


“A participação do conteúdo nacional na Usina de Angra 3 será de 54%, segundo informou à Agência Brasil o superintendente de gerenciamento de empreendimento da Eletronuclear, Luiz Manuel Messias.

Na avaliação do coordenador das obras de construção da terceira unidade nuclear do país, além da importância estratégica para o suprimento energético do país e a continuidade do programa nuclear brasileiro, a retomada das obras de Angra 3 vai alavancar os setores de fornecimento de bens e serviços implementando a indústria nacional.

A gama de fornecimento de conteúdo nacional é extremamente ampla e diversa. Ela passa pela parte de serviços, construção civil (que já está sendo feita por uma construtora local), de serviços de montagem eletromecânica e de engenharia.”

O superintendente da Eletronuclear ressaltou o fato de que, ao suspender os contratos que estavam sendo renegociados pela Eletronuclear - advindos ainda do Programa Nuclear Brasileiro - e que foram assinados a cerca de 25 anos por ocasião da construção das usinas de Angra 2 e 3, a subsidiária da Eletrobras terá que renegociar inúmeros contratos.

Isso nos levará a desenvolver, também, uma série de processos licitatórios aqui no Brasil e eles passam pelo fornecimento de tanque, de tubulações, o envoltório de aço da contenção, trocadores de calor, cabos, painéis elétricos – a gama é extremamente variável e a participação da indústria nacional é bem extensa”, afirmou.”

FONTE: reportagem de Nielmar de Oliveira publicada pela Agência Brasil (edição: Talita Cavalcante) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia1?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3152639). [imagem do Google adicionada por este blog]

Nenhum comentário: