segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A TV GLOBO DEVE ABANDONAR URGENTEMENTE SUAS INSTALAÇÕES?


[A TV Globo deve abandonar urgentemente suas instalações?

Este blog preocupa-se agora com muitas outras áreas de risco, especialmente aquelas no Rio de Janeiro cercadas de bairros densamente povoados. Olhando Nova Friburgo no "Google Earth - Street View", verifica-se que as montanhas, que na semana passada "derreteram", pareciam secularmente consolidadas, perenemente estáveis. A mesma impressão tenho ao olhar as montanhas do Rio de Janeiro.

A TV Globo e o jornal O Globo têm feito severas críticas, culpando as autoridades por não terem avisado às populações que ali havia risco e que deveriam abandonar a região imediatamente.

Creio que a TV Globo, no Jardim Botânico, aos pés da serra onde está o Corcovado, deveria também olhar para si mesma e abandonar urgentemente as atuais instalações, fugindo para acampamento improvisado, sem deixar para depois colocar a culpa nas autoridades, Prefeito, Governador, Presidente da República,  por não a terem avisado com antecedência].

Vejamos as perguntas do O Globo feitas à Petrobras e as respostas da empresa:

ÁREAS DE RISCO: RESPOSTAS DA PETROBRAS AO JORNAL "O GLOBO"

“AGENDA 21”: RESPOSTAS DA PETROBRAS AO JORNAL O GLOBO

Referente à matéria “DOCUMENTO DE 2009 JÁ IDENTIFICAVA ÁREAS DE RISCO NA REGIÃO SERRANA DO RIO”, publicada domingo (16/01) no jornal O Globo, e as respostas encaminhadas pela Petrobras ao veículo.

Pergunta: A Agenda 21 é o que exatamente?

Resposta:
A Agenda 21 é um dos principais documentos da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 (ECO 92). Trata-se de plano de ação participativo que recomenda a mobilização de todos os setores da sociedade em torno do planejamento do futuro com foco no desenvolvimento sustentável. Abrangendo as mais variadas áreas, a Agenda 21 prevê ações concretas que dever ser empreendidas pelos governos e pela sociedade civil em escalas global, nacional e local. Em seu capítulo 28, aponta as autoridades locais como responsáveis por realizar processo de consulta junto à população para a elaboração das Agendas 21 Locais, que implica em processo de diálogo entre os atores sociais com vistas ao consenso para promover a sustentabilidade.

Com a implantação do COMPERJ em Itaboraí, a Petrobras escolheu utilizar a Agenda 21 como nova forma de relacionamento com a região, fomentando assim o desenvolvimento sustentável nesses municípios.

Pergunta: Qual a finalidade dos diagnósticos apontados nos documentos?

Resposta:
A construção da Agenda 21 deve gerar propostas concretas e resultados mensuráveis derivados de parcerias e compromissos pactuados entre os participantes do processo. É processo contínuo – e não um único acontecimento, documento ou atividade. O produto final se constituirá no Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, o qual deverá, essencialmente, relacionar-se com os demais planejamentos locais (planos diretores, planos plurianuais, entre outros).

Pergunta: Quem exatamente elaborou os diagnósticos?

Resposta:
Os participantes dos fóruns da Agenda 21, que são: 1º Setor (Prefeituras, Poderes Legislativo e Judiciário, órgãos e empresas públicas), 2º Setor (empresas de capital privado, associações e federações do setor produtivo), 3º Setor (ONGs, sindicatos, associações de classe, clubes, fundações) e comunidade.

Em primeiro momento, reuniram-se separadamente para identificar potencialidades e preocupações . A seguir, cada setor escolheu seus representantes que juntos formaram o Fórum da Agenda 21 Local e consolidaram o diagnóstico e as ações propostas. Os Fóruns continuam revendo o trabalho sempre que consideram necessário.

Pergunta: Os documentos com os diagnósticos foram enviados para o poder público local? Ou como eles já participam dos fóruns têm, obviamente, conhecimento do seu contéudo?

Resposta:
O Poder Público participa dos Fóruns. Dessa forma, eles têm o documento final da Agenda 21 como todos os outros participantes dos Fóruns. Além disso, os documentos se encontram-se disponiveis no site da Agenda 21 COMPERJ.

Pergunta: Após os diagnósticos, algo foi feito no municípios para mudar a realidade? (feito, claro, pelo poder local)

Resposta:
O monitoramento da implementação desses diagnósticos fica a cargo dos fóruns locais.

Pergunta: Qual foi a participação da Petrobras, Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria estadual do Meio Ambiente na elaboração da Agenda 21?

Resposta:
Para desenvolver o projeto Agenda 21 COMPERJ, a Petrobras fez uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, formando o Grupo Gestor. Esse grupo acompanhou o desenvolvimento do processo de construção das Agenda 21 Locais na região, utilizando metodologia própria, baseada no “Passo a Passo da Agenda 21 Local”, roteiro publicado pelo MMA com o detalhamento de etapas fundamentais que garantam o processo participativo e multissetorial.

Pergunta: Em que situação se encontra hoje a Agenda 21? Já está concluída ou terão novas etapas, quais?

Resposta:
O lançamento da Agenda 21 de Teresópolis, em dezembro de 2010, iniciou o processo de publicação das 14 Agendas 21 Locais ao longo do primeiro semestre de 2011 nos municípios do entorno do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (COMPERJ), da Petrobras.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/?p=35288#more-35288).[introdução entre colchetes e imagem do Google adicionados por este blog].

Nenhum comentário: