quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

“SE O LULA ANDA NO TELEFÉRICO, ENTÃO TAMBÉM TENHO CORAGEM DE ANDAR”


“Até 30 mil pessoas por dia. Esse é o número de moradores, turistas, visitantes e trabalhadores que se deslocarão diariamente no teleférico do Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro. O equipamento vai beneficiar cerca de 400 mil pessoas das 13 comunidades que compõem o Complexo do Alemão e foi uma das obras mais difíceis do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como definiu o secretário de Obras do Rio de Janeiro, Hudson Braga.

Com um sistema de 152 gôndolas, o teleférico tem capacidade para transportar 3 mil passageiros por hora e 30 mil por dia, percorrendo 3,5 quilômetros em cerca de 15 minutos. Os moradores recebem com otimismo e curiosidade a novidade. A atendente Jaqueline Espírito Santo, moradora do Complexo há cinco anos, é uma das pessoas que veem o novo sistema como um benefício, mas que tem “suas ressalvas” a respeito do funcionamento do teleférico. Mesmo achando um grande facilitador para a vida da comunidade, a jovem disse ter medo de utilizar o sistema. Ao saber que o presidente Lula esteve lá terça-feira (21/12), para a viagem inaugural do teleférico, Jaqueline respirou aliviada:

“Se o Lula anda no teleférico, então também tenho coragem de andar. Se ele vai é porque é seguro, então vou vencer o meu medo e aproveitar esse benefício”, disse Jaqueline.

Outra informação que foi recebida com entusiasmo pela comunidade é a gratuidade do transporte para os moradores da favela. Eles poderão, segundo Hudson, subir e descer o morro uma vez ao dia sem desembolsar nenhum centavo.

Incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e construído pela Secretaria de Estado de Obras, por intermédio da Empresa de Obras Públicas (EMOP), o teleférico é o primeiro sistema de transporte de massa por cabos do Brasil. Além da estação localizada no bairro de Bonsucesso, outras cinco foram construídas na comunidade – Morro do Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Fazendinha.

O secretário de obras explica, ainda, que as estações terão sistema de integração com ônibus e trens e contarão com diversos benefícios sociais. Na estação Morro do Adeus, os usuários terão agência bancária e sala de leitura; na estação Itararé haverá centro de serviços à comunidade; no Morro do Alemão, centro de referência da juventude e na estação Fazendinha, biblioteca.

A meta, explica Hudson, é que o teleférico seja entregue à população em março do próximo ano, após 90 dias de testes.

Complementação com o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=h5PbvfU74Jk

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/%e2%80%9cse-o-lula-anda-no-teleferico-entao-tambem-tenho-coragem-de-andar%e2%80%9d/).

Nenhum comentário: