domingo, 26 de dezembro de 2010

AS NORMAIS DIFICULDADES DE PROGRAMAS ESPACIAIS


Foguete GSLV, que carregava satélite GSAT-5P, é visto momentos depois de explodir em pleno ar

EXPANDIR FRONTEIRAS TECNOLÓGICAS TEM SEU PREÇO

“FOGUETE INDIANO QUE TRANSPORTAVA SATÉLITE EXPLODE APÓS LANÇAMENTO


Um foguete indiano que carregava um satélite de comunicações explodiu no ar pouco após o lançamento, sábado (25 Dez), no sul da Índia, segundo imagens da televisão local.

O foguete levava o satélite de fabricação indiana GSAT-5P e explodiu em uma bola de fumaça e fogo depois de decolar do Centro Espacial Satish Dhawan de Sriharikota, a cem quilômetros da cidade de Chennai.

Segundo o jornal indiano "Times of India", essa é a segunda vez que um foguete desse modelo fracassa em missões da Organização de Pesquisas Espaciais Indianas (ISRO, na sigla em inglês). Em abril de 2010, um foguete do modelo não pode ser lançado por problemas técnicos.

O jornal relata que, cerca de dois minutos depois do lançamento, o foguete desviou de sua rota e explodiu no céu. Os monitores da agência mostraram os restos do foguete caindo em direção à baia de Bengala.

Os cientistas não sabem explicar ainda qual foi o problema no foguete.

O último GSLV, equipado com o primeiro motor criogênico de fabricação nacional, falhou em 15 de abril deste ano. O motor teve de ser substituído por um modelo russo para o lançamento de sábado (25).

O foguete deveria ter sido lançado na segunda-feira passada (20), mas o evento foi adiado depois que os engenheiros detectaram um vazamento no motor criogênico.

O foguete, ainda segundo o jornal, deveria lançar o satélite em órbita após 19 minutos. Ele seria usado para melhorar o sinal da televisão.”

FONTE: escrito por Seshadri Sukumar, publicado pela agência francesa de notícias AFP e transcrito no site “DefesaNet”
(http://www.defesanet.com.br/space1/india.htm) [título e subtítulo colocados por este blog].

Nenhum comentário: