domingo, 31 de outubro de 2010

BLOGOSFERA DEMOCRÁTICA E DIFUSORA DA VERDADE X VELHA MÍDIA PANFLETÁRIA E ANTI-JORNALÍSTICA

Watergate tinha Bob Woodward e Carl Bernstein, GloboGate tem a Blogosfera...

Da Agência "Educação Política"

"Vale a pena ler o texto escrito por Antonio Martins no site "Outras Palavras", o primeiro do Dossiê GloboGate. O texto, além de bem escrito e lúcido, faz uma análise dos recentes fatos que marcaram o descontrole a que chegou a velha mídia brasileira diante da possibilidade cada vez mais real e próxima de uma mulher, sucessora de Lula, chegar à presidência da república e dar continuidade ao projeto de inclusão social e erradicação da pobreza, duas coisas que há séculos incomoda os detentores do poder.

O texto mostra que dois episódios – a manipulação explícita e irresponsável de imagens na ocasião da farsa da agressão à Serra e o episódio em que vazaram os depoimentos dados pelo jornalista Amaury Ribeiro, envolvido na quebra de sigilo de Verônica Serra, mostrando que o existia de fato era nada mais nada menos do que uma briga interna no PSDB – são claros exemplos de como a velha mídia que usa e abusa de uma concessão pública jamais pensa no interesse público ao transmitir uma informação.

No último caso aqui citado, a situação foi ainda pior, já que ficou provado que a Globo teve acesso a toda entrevista concedida por Amaury e escondeu do público dados extremamentes relevantes para decidir o futuro do país, mostrando apenas coisas sem a menor importância. De fato, a Globo, do alto de todo seu poder e influência sobre o Brasil, fez do jornalismo uma mera bolinha de papel.

Como propõe o autor do texto, essas acusações e farsas praticadas pela Rede Globo precisam ser investigadas a fundo depois que terminarem as eleições, pois ainda deve existir muita sujeita escondida debaixo do tapete. E quando toda essa sujeira vir à tona o escândalo da maior rede de televisão do país pode entrar para a história como GloboGate.

O nome se faz bastante apropriado não só por ser uma espécie de eco histórico em razão do escândalo ocorrido nos Estados Unidos, como também pela relação que os dois jovens jornalistas norte-americanos da época, que investigaram a fundo o caso e conseguiram derrubar um presidente da república, estabelecem com a blogosfera brasileira.

Essa rede informal e independente, ao contrário da velha mídia conservadora e manipuladora, de fato busca a verdade dos fatos e existe à serviço do Brasil, da opoinião pública e do povo brasileiro. É nas páginas e nas letras de milhares de blogueiros espalhados por todo o Brasil que ainda respira o verdadeiro jornalismo e que pode, por que não, a exemplo do que fizeram os jornalistas norte-americanos em Watergate, não digo derrubar um império de comunicação, mas, com certeza, exigir e fazer valer a democratização da informação!!!"

FONTE: blog "Educação Política"
(http://glaucocortez.com/2010/10/30/blogosfera-democratica-e-difusora-da-verdade-x-velha-midia-panfletaria-e-anti-jornalistica/).

Nenhum comentário: