segunda-feira, 16 de agosto de 2010

TAM - ''NÃO FOI AQUISIÇÃO NEM FUSÃO. FOI UMA COMBINAÇÃO''


“Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas, explica o formato do negócio anunciado na sexta-feira entre a TAM, maior companhia aérea do Brasil, e a LAN, a líder no Chile.

Segundo ele, a Latam, nome escolhido para a empresa resultante da união das duas companhias, será uma gigante no setor de aviação, atrás apenas da Air China e da Singapore Airlines em valor de mercado.

Executivos do mercado de aviação têm classificado o negócio como uma aquisição. A TAM foi comprada pela LAN?

Essa não foi uma aquisição e não foi uma fusão. Foi uma combinação de duas empresas para criar uma holding (a Latam) que terá 100% do capital da TAM e da LAN. Na TAM, a família Amaro fica com 80% das ações com direito a voto.

Mas a LAN terá direito de veto na TAM, não terá?

Como tem a maior parte das ações com direito a voto na TAM, a família Amaro controla a gestão do grupo no Brasil. Isso significa que o exercício do controle cumpre com as exigências da legislação brasileira (que limita a participação de capital estrangeiro a 20% nas empresas do setor).

O que estabelece esse poder de veto? Em que tipo de decisão da TAM a LAN poderá interferir?

Temos um memorando de entendimentos não-vinculante. Estamos sujeitos a autorizações e haverá “due dilligence” (análise financeira das empresas). Em cerca de três meses esse memorando deverá se tornar vinculante. Portanto, ainda é cedo para detalhar. O atual memorando cumpre com a atual fase da negociação.

Mas a LAN terá 70% do capital da Latam, enquanto e TAM terá apenas cerca de 30%. Por que essa não é uma aquisição?

As participações são diferentes. Mas, primeiro, há divisão de poderes na Latam. Na holding, haverá um equilíbrio entre direitos e deveres das duas famílias na governança. Essa holding vai decidir sobre as subsidiárias TAM e LAN. Depois, a gestão da TAM continua igual, sob o controle dos Amaros.

E por que não é uma fusão?

Em uma fusão, você junta dois CNPJs e faz uma só. E, nesse caso, as duas empresas mantêm operações separadas.

Como se dará, então a combinação de TAM e LAN?

Com as autorizações, a TAM será "deslistada" da Bovespa e de Nova York. As ações da TAM serão combinadas com as da LAN para a criação da Latam, que terá negociações no Chile, em Nova York e no Brasil. A TAM sai e a Latam entra como companhia pública.

Essa negociação é uma reação ao cenário de consolidação global do setor?

Nós antecipamos o longo prazo. Nesse setor, o cenário de consolidação é inexorável. Essa será a maior empresa aérea privada do mundo em valor de mercado. Se incluirmos aquelas com participação estatal, apenas a Air China e a Singapore Airlines estão na frente.

A negociação que foi concluída nas últimas semanas é, na verdade, resultado de um longo relacionamento entre as duas empresas. TAM e LAN compraram aviões juntas na década de 90. Fazemos a manutenção de aeronaves conjuntamente e temos acordo de ‘codeshare’ (compartilhamento de voos).”

FONTE: reportagem de Melina Costa publicada no “O Estado de São Paulo” [imagens colocadas por este blog].

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