segunda-feira, 16 de agosto de 2010

QUAL DOS DOIS REALMENTE LUTOU PELO BRASIL DEMOCRÁTICO?



ENQUANTO MINHA CANDIDATA LUTAVA CONTRA A DITADURA, ONDE ESTAVA O SEU? VOTE POR QUEM SEMPRE LUTOU PELO BRASIL: DILMA 13"

“Questionada sobre o risco de seu passado como militante contra a ditadura ser utilizado de forma negativa na campanha eleitoral, como fez sábado (14/08) a revista Época da Globo, com o claro objetivo de favorecer o candidato tucano José Serra, a candidata Dilma disse que o combate ao regime militar representou uma luta pela democracia em que pessoas "tiveram a generosidade de enfrentar a morte".

"Nem um pouco temo ataques da oposição. Tenho muito orgulho de ter lutado contra a ditadura, do primeiro ao último dia. Acho que aqueles que lutaram contra a ditadura são pessoas que tiveram, pelo menos na minha geração, a generosidade de enfrentar inclusive a morte. Não estávamos lutando sem correr risco de vida. Fui torturada durante 22 dias. Não há controle na tortura. Não era um momento em que a democracia vigia no País. Não participei de ação armada e sequer fui julgada por isso e sequer fui condenada", afirmou.“

FONTE: publicado no blog “Os amigos do Presidente Lula” [título e imagens].

2 comentários:

CAAD81@HOTMAIL.COM disse...

Cadêo Serra?
O negócio do PIG, GLobo à frente, é desconstruir a imagem da Dilma. O importante é lançar matéria de capa da Época e chamá-la de terrorista. O José Serra, que também combateu a ditadura como membro da Ação Popular, juntamente com seu candidato ao Senado Aluisio Nunes, em nenhum momento é chamado de terrorista.Aliás, não há o menor motivo para chamar a Dilma e o Serra de terroristas.Eles, como milhares de jovens brasileiros idealistas, não se conformaram com a derrubada de um governo legítimamente eleito e lutaram por uma causa justa, correndo risco de vida. Muitos foram presos, torturados, desaparecidos e deveriam ser respeitados pelo caminho que escolheram.Nunca vi os Maquis da resistência francesa, nem os partizans do Marechal Tito que lutaram contra o nazismo, serem chamados de terroristas. Me lembro que quando participei do movimento estudantil de resistência à ditadura, era considerado comunista, subversivo,e me limitava a participar de reuniões, de fazer panfletagens, de jogar bola de gude para derrubar os cavalariços da polícia militar, etc. Ninguém falava em terroristas. Quando aconteceu o golpe dentro do golpe, representado pela edição do Ato Institucional número 5,o famoso AI-5, em 13 de dezembro de 68, todo mundo passou a ser qualificado de terrorista. Terrorista foi o Brigadeiro Burnier que convocou o Parasar, comandado pelo capitão Sérgio Macaco, para explodir o gasômetro e jogar a culpa nos comunistas. Felizmente, o Sérgio Macaco se recusou a cumprir essa ordem, que lhe custou a carreira militar.Terrorista foi o capitão Machado, cuja bomba que ia explodir o Rio Centro, acabou explodindo no seu colo.
Agora ficamos sabendo que foi excluído pela Globo do projeto Memória do Movimento Estudantil, a participação do Serra nesse movimento.Não sei se o Serra está renegando o seu passado ou se a Globo quer reescrever a história.

Carlos Dória

Unknown disse...

Prezado Carlos Dória,
Obrigada pelo seu belo e enriquecedor comentário.
Você acertou. Pensando em assim ganhar eleitores, tanto o Serra, como a Globo querem esconder o passado de Serra na Ação Popular. Há muito tempo já esqueceram que Aloysio Nunes participou de luta armada, de assaltos com vítimas, e foi o bajulado Ministro da Justiça no governo FHC/PSDB/DEM que Serra integrou.
A Globo, a Folha, o Estadão, a Veja e outros querem agora reconstruir a história, criando somente virtudes para Serra, o imaculado, e transformando Dilma na "terrorista" criminosa que deve ser eliminada.
Felizmente, a sabedoria popular, intuitiva ou conhecedora e analítica, parece que não está caindo no engodo.
Maria Tereza