quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PRODUÇÃO INDUSTRIAL CRESCEU MAIS DE 16% EM RELAÇÃO A 2009, DIZ IBGE

“A produção industrial do Brasil cresceu 16,2% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2009, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento no semestre foi o maior registrado no período pelo setor industrial desde que o indicador começou a ser medido, mas reflete principalmente a baixa produção nos primeiros seis meses do ano passado, quando o país ainda sofria os efeitos da crise econômica global.

A produção das fábricas brasileiras em junho foi 11,1% superior à do mesmo mês do ano passado, mas 1% inferior à de maio deste ano, que já tinha sido menor que a de abril e que a de março.

Segundo o Instituto, a produção industrial cresce há cinco períodos consecutivos na comparação com o trimestre imediatamente anterior, ainda na série com ajuste sazonal.

No segundo trimestre do ano, a produção industrial acumulou retração de 2% na comparação com abril. Apesar disso, a produção do setor no segundo trimestre foi 1,4% superior à do primeiro trimestre do ano e 14,3% maior que a do mesmo período de 2009.

Na comparação com o primeiro semestre do ano passado, a expansão também foi generalizada e causou impacto em 25 dos 27 setores e em 68 dos 76 subsetores estudados.

Os setores que mais contribuíram para o crescimento recorde da indústria no primeiro semestre foram o de veículos automotores, com uma expansão de 32,3%, máquinas e equipamentos (41,9%), metalurgias básica (31,9%), outros produtos químicos (18,4%), produtos de metal (35,8%), indústrias extrativas (16,2%) e borracha e plástico (22,4%).

Entre os produtos que registraram as maiores altas na produção se destacam automóveis, caminhões, tratores, refrigeradores, fornos micro-ondas, derivados de aço, herbicidas e tintas e vernizes para construção.”

FONTE: portal do PT (http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/economia-5/producao-industrial-cresceu-mais-de-16-em-relacao-a-2009-diz-ibge-13861.html).

Nenhum comentário: