quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PRESIDENTE PAQUISTANÊS: “A OTAN ESTÁ PERDENDO A GUERRA NO AFEGANISTÃO”

PRESIDENTE PAQUISTANÊS ADMITE DERROTA NA GUERRA DO AFEGANISTÃO

“O presidente do Paquistão, Asif Alí Zardari, admitiu que a missão no Afeganistão comandada pelo Pacto Militar do Atlântico Norte (OTAN) está perdendo a guerra contra a resistência Talibã.

Em entrevista ao diário francês Le Monde, Zardari considerou que as forças da coalizão ocupante instaladas em território afegão perderam "a batalha para conquistar corações e mentes".

Segundo o dirigente, a Força Internacional de Assistência Para a Segurança (ISAF, nome fantasia das tropas de ocupação), à qual também pertence o Paquistão, subestimou a situação no terreno e não tomou consciência da magnitude do problema.

Zardari chegou na segunda-feira à França como parte de um giro que o levou terça (03/08) ao Reino Unido, em um momento que Londres acusa Islamabad de apoiar as tropas da resistência afegãs.

O dirigente paquistanês conversou na segunda-feira com seu colega francês Nicolás Sarkozy e pretende encontrar-se na quarta com o premiê britânico, David Cameron, que acusou o Paquistão de "exportar o terrorismo".

Um porta-voz do governo paquistanês adiantou que Zardari esclarecerá a Cameron que suas recentes declarações sobre uma eventual ligação de seu governo com a resistência "estão fora de contexto".

FONTE: publicado no portal “Vermelho” com informação da agência “Prensa Latina”

Nenhum comentário: