sábado, 14 de agosto de 2010

O CRESCIMENTO DO PIB PER CAPITA BRASILEIRO


O PIB HUMANO

Brizola Neto

“Todo dia a gente ouve alguma notícia falando sobre crescimento – maior ou menor – do PIB, o Produto Interno Bruto. É claro que é importante o crescimento da economia como um todo, a evolução da produção e do consumo, levando com eles o emprego e a renda dos brasileiros.

Mas raras são as vezes em que se fala na relação entre este crescimento econômico e o crescimento da população. E o crescimento da população brasileira, embora tenha caído muito em relação ao passado, ainda é o um dos mais altos entre os ditos países emergentes. Logo, o crescimento do PIB que mais importa é aquele que relaciona o aumento do volume de bens e riquezas produzidas e a massa populacional em que ele é distribuído. E, claro, como ele é distribuído, mas isso é assunto para outro post.

Hoje eu quero começar a mostrar a vocês alguns dados, que tiveram – por razões óbvias – pouco ou nenhum destaque na imprensa. E o primeiro deles é justamente esse, a relação entre crescimento do PIB e população.

Reparem no gráfico aí em cima. No período FHC, de 1995 a 2002, essa relação entre o PIB e a população cresceu apenas 3,5%. Ou, em média anual, 0,44% ao ano. Já no período Lula, mesmo com a perda de velocidade que se enfrentou em 2009, por conta da crise mundial, este crescimento ficou em 24,3%, levando em conta as estimativas oficiais para este último ano de seu Governo. Ou, em média anual, 2,75%.

Ainda é muito pouco e pode até chegar perto de dobrar, caso o país mantenha um crescimento econômico acima de 6% ao ano e a taxa de crescimento populacional continue se aproximando de 1% anual. mas já é o bastante para entender que isso não pode parar, se quisermos um Brasil não apenas mais rico como mais justo.”

FONTE: escrito por Brizola Neto em seu blog “Tijolaço”.

Nenhum comentário: