sábado, 14 de agosto de 2010

MAIS CORRUPÇÃO: SÃO PAULO EM DESTAQUE

PROMOTORIA DE SP APONTA DESVIOS DE R$ 280 MILHÕES EM VERBA DE MERENDA ESCOLAR

O Ministério Público de São Paulo diz que funcionários de 35 prefeituras receberam nos últimos dois anos [governo José Serra] cerca de R$ 280 milhões em propinas num esquema de desvio de verbas públicas da merenda escolar.

Como comparação, com esse valor seria possível construir e equipar seis hospitais de médio porte.(...)

Segundo o Ministério Público, são prefeituras em várias partes do [estado de SP e do] país, inclusive a [capital] São Paulo.

O suposto esquema da merenda escolar (...) se originou em 2001, dizem os promotores, e envolve seis empresas terceirizadas, que forneciam alimentação para colégios municipais. Elas seriam beneficiadas fraudulentamente nas licitações das prefeituras.

Em troca, apontam as investigações, as empresas pagam de 5% a 15% dos valores recebidos a funcionários municipais corruptos. Elas utilizariam notas fiscais falsas.

Os promotores dizem que o esquema continua existindo. Agora investigam quem são os funcionários municipais beneficiados. Suspeitam até de prefeitos e secretários. Quando as investigações forem concluídas, os acusados serão processados. (...)

Em São Paulo, segundo os promotores, o caso envolvia a Secretaria de Abastecimento, que já não existe. Hoje os contratos da merenda estão na pasta da Educação - não há provas contra ela.

No ano passado, o Ministério Público apresentou ação à Justiça para tentar anular os contratos terceirizados da merenda escolar na capital paulista. A justificativa era a suposta rede de corrupção. (...)

Na época, as investigações ainda não haviam apontado um esquema espalhado pelo Brasil e um valor supostamente desviado tão alto.

As empresas acusadas são SP Alimentação, Geraldo J. Coan, Nutriplus, Convida, Sistal e Terra Azul.

A Nutriplus, que não tem mais contrato com a Prefeitura de São Paulo, negou a acusação. A Folha não conseguiu contato com as outras (que sempre negaram também) nem com a Secretaria da Educação 5ª feira à noite.“

FONTE: parte da reportagem de Ricardo Westin publicada no portal tucano-serrista “Folha.com” (colaborou Alencar Izidoro) [título e entre colchetes colocados por este blog].

Nenhum comentário: