terça-feira, 17 de agosto de 2010

LULA FALA DE COMBATE À CORRUPÇÃO, CRIAÇÃO DE PORTOS E GERAÇÃO DE EMPREGO

“O presidente Lula explicou, na coluna O Presidente Responde desta terça-feira (17/8), publicada em diversos jornais do País, que nunca na história do Brasil houve um combate tão intenso à corrupção, sendo adotadas diversas medidas para o fortalecimento das instituições públicas.

O tema foi abordado pela auxiliar administrativa de Cuiabá (MT), Camila Cristina Ribeiro, que questionou ao presidente as perspectivas para o quadro político brasileiro após o término de seu mandato no quesito corrupção.

A Polícia Federal foi reforçada e teve total liberdade para operar, o mesmo acontecendo com a Controladoria-Geral da União. De 2007 a 2009, a PF – separadamente, ou com a CGU – realizou 115 grandes operações de combate à corrupção, com a prisão de 1.592 pessoas. Desde 2003, foram expulsos do serviço público 2.650 servidores, mais de 60% deles por corrupção. Nos últimos anos, encaminhamos ao Congresso – e espero que sejam aprovadas o mais brevemente possível – leis importantes, como a que criminaliza o enriquecimento ilícito de agentes públicos e a que torna mais rigorosas as punições para os crimes de corrupção cometidos por autoridades. Sancionei a Lei da Ficha Limpa, que representou um enorme ganho para a política nacional e criamos o Portal da Transparência. Graças a isso, os corruptos passaram a ser identificados e processados. E como o que estava escondido veio à tona, às vezes há a impressão que a corrupção está crescendo. Mas não é verdade, ela está sendo atacada.

Já a dona de casa Francisca Andrade, de Careiro (AM), quis saber quais os portos serão entregues este ano no Amazonas. O presidente respondeu que o governo pretende concluir 13 portos no estado, localizados em São Paulo de Olivença, Santa Isabel do Rio Negro, Benjamin Constant, Tonantins, Novo Aripuanã, Fonte Boa, Itacoatiara, Coari, Autazes, Borba, Manicoré, Maués e Manaus (terminal pesqueiro). Outros três, afirmou, estão em obras e serão entregues em 2011.

Lembro também que, de dezembro de 2008 até hoje, nós já inauguramos e entregamos 10 portos à população do Amazonas. Atualmente, tramita na Casa Civil a minuta de Decreto Presidencial que cria o Porto Novo de Manaus, a ser construído na área da antiga Companhia Siderúrgica da Amazônia. E em todo o País, o PAC 1 está destinando R$ 3,6 bilhões para as intervenções nos portos. Estamos com obras de dragagem de aprofundamento nos 18 principais portos do país. Em três deles, de Recife (PE), Angra dos Reis (RJ) e Rio Grande (RS), as obras já foram concluídas.

A desempregada Jacqueline Sales Silva, de São Paulo (SP), diz que os empresários reclamam da falta de mão-de-obra qualificada, mas ela mesma não consegue emprego, apesar de ser formada na área de saúde e ter feito estágio em hospitais de referência na capital paulista. “Queria saber qual é a explicação para isso”, disse.

Lula explicou que o País vive hoje “uma era de emprego”, com 14 milhões de novos postos de trabalho com carteira assinada criados desde 2003. Mas ainda assim, afirmou, é preciso levar em conta o equilíbrio entre oferta e procura em cada localidade.

“É perfeitamente possível haver falta de mão-de-obra em algumas áreas ou locais e, ao mesmo tempo, haver excesso em outras. Em determinadas regiões, como em algumas capitais, incluindo a sua cidade, há mais oferta de profissionais na área de saúde. Por outro lado, ainda existe carência de profissionais especializados como você no interior do país, mesmo que o sistema de saúde ofereça bons salários. Com o forte crescimento econômico que estamos vivendo – o Brasil deve crescer mais de 7% este ano – a tendência é a redução do desemprego em todas as áreas. A época em que as pessoas ficavam anos a fio desempregadas acabou.”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/combate-a-corrupcao-criacao-de-portos-e-geracao-de-emprego/#more-16079).

Nenhum comentário: