quinta-feira, 19 de agosto de 2010

INVESTIGADA A TRANSAÇÃO TAM+LAN


NOVA ESTRUTURA SOCIETÁRIA SERÁ INVESTIGADA PELA ANAC

“A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou (17/08) que vai investigar a nova composição acionária da TAM para avaliar se a mudança fere o limite de 20% de capital externo permitido às companhias aéreas nacionais. O órgão não definiu um prazo para que a documentação seja apresentada, mas a empresa afirmou que enviará as informações em setembro.

O presidente da TAM S.A., Marco Bologna, e o presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, reuniram-se (17/08) em Brasília com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e a presidente da Anac, Solange Vieira. Segundo os executivos, tratou-se de uma "visita de cortesia" para esclarecer detalhes da operação.

Bologna disse estar confiante na aprovação do negócio pelos órgãos reguladores em seis a nove meses, período no qual a empresa também pretende retirar suas ações da BM&FBovespa.

Especialista em direito aeronáutico da Felsberg & Associados, Guilherme Amaral afirmou duvidar que a fusão entre TAM e LAN enfrente empecilhos do ponto de vista legal. "Não vejo motivos para o negócio ser desfeito por essa razão. A questão maior deverá ser a análise concorrencial", disse o advogado.

Para o especialista, a lei exige somente que o sócio estrangeiro tenha até 20% do capital votante da operação local. Ele afirmou que concessões feitas ao sócio chileno, como a possibilidade de veto em decisões, não estão contempladas no Código Brasileiro de Aeronáutica, em vigor desde 1986. "Como qualquer minoritário, a LAN poderá brigar por seus interesses", disse.

FONTE: reportagem de Renato Andrade e Fernando Scheller publicada no “O Estado de São Paulo” [imagem colocada por este blog].

Nenhum comentário: