segunda-feira, 9 de agosto de 2010

INGLATERRA USOU O CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU PARA TENTAR CHANTAGEAR O BRASIL

REINO UNIDO USOU CS DA ONU PARA PRESSIONAR BRASIL

[Chantageou:] “Negociação com Irã poria em risco apoio à cadeira permanente na ONU

[Brasil respondeu:] Assessor internacional da Presidência diz que não interessa entrar em conselho que seja uma "camisa de força"

Um "alto funcionário" do governo britânico esteve em Brasília no início do ano para dizer que o país perderia apoio no pleito por cadeira no Conselho de Segurança (ONU) se insistisse em negociar o impasse nuclear com o Irã, opondo-se às sanções.

Segundo o embaixador Marcel Biato, da assessoria internacional da Presidência, o enviado do ex-premiê Gordon Brown citou a África do Sul, que teria se "inabilitado" ao CS quando, como membro não permanente, em 2007, se opôs à condenação do Zimbábue.

Na época, os sul-africanos perfilavam-se como intermediários de negociações entre o ditador Robert Mugabe e a oposição, que levaram em 2008 a um gabinete de coalizão, após a vitória opositora em eleições.

Biato afirmou ter rejeitado a pressão britânica.

"Eu disse que havia uma pequena confusão. Não é que para o Brasil seja um objetivo entrar neste Conselho. O CS é um instrumento. Entrar num conselho que nos servirá de camisa de força, constrangidos a adotar posições a contragosto, não faz jus à nossa história."

FONTE: reportagem de Claudia Antunes publicada na Folha de São Paulo [título e entre colchetes colocados por este blog].

Nenhum comentário: