sábado, 14 de agosto de 2010

HOJE: FEIRA DE AVIAÇÃO EM CONGONHAS-SP


Embraer Legacy 650

Interior do Embraer Legacy 650

SAIBA COMO PARTICIPAR DA LABACE 2010

“Começou quinta-feira a sétima edição da Latin American Business Aviation Conference and Exhibition, a Labace. Durante três dias, a feira, considerada uma das maiores do mundo na aviação executiva, vai apresentar ao público 56 jatos executivos e helicópteros e estandes de 140 empresas do setor, como Embraer, Bombardier, Dassaut, Agusta e TAM Aviação Executiva. O evento acontece no portão três do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e custa R$ 90.

A Labace será o palco para o lançamento mundial do Legacy 650, da Embraer. O principal atrativo do novo avião é a autonomia: ela é capaz de voar 7,2 mil quilômetros sem escalas, suficiente para percorrer o trajeto São Paulo – Miami ou Londres – Nova York. Quando chegar ao mercado, o Legacy 650 vai custar US$ 29,5 milhões. Outra atração da feira é o helicóptero italiano Agusta, da HeliSolutions, avaliado em R$ 13,2 milhões.

Além de apresentar novas aeronaves, a Labace vai oferecer aos visitantes seminários de temas variados. Um deles é "Mega Eventos: Infraestrutura e os jatos executivos”, que vai discutir a infraestrutura do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. A Labace é voltada para companhias e executivos interessados em comprar um avião particular. A expectativa dos organizadores é de que 15 mil pessoas passem pela feira.

LABACE 2010

Localização: Aeroporto de Congonhas; Avenida Washington Luís, 6000 - Portão 3, São Paulo, Brasil

Horários: Sábado (hoje)– 14 de Agosto: Das 9h às 18h

Preço Inteira – R$ 90; Meia entrada – R$ 45.

Após dois anos de crise, aviação executiva inicia recuperação

A Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (Labace) é considerada uma das mais importantes feiras da aviação executiva do mundo. Há sete anos, ela ocupa o hangar da falida Vasp no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para que fabricantes de aviões e helicópteros possam apresentar ao público as melhores e mais modernas aeronaves do mercado. Além de servir como plataforma de lançamentos, a edição 2010 do evento, que começa nesta quinta, terá uma importância especial. A Labace acontece no momento em que a aviação executiva dá sinais de recuperação. No segundo trimestre de 2010, as vendas chegaram a US$ 9,4 bilhões (o equivalente a pouco mais de R$ 16 bilhões, em valores de hoje), aumento de 0,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Se o crescimento não pode ser considerado expressivo, ele serviu para interromper dois anos consecutivos de queda – que culminaram com a maior crise da história do setor. “Parece que estamos saindo da crise antes do que imaginávamos”, afirmou ao iG Luís Carlos Affonso, vice-presidente da divisão de aviação executiva da Embraer.

Os sinais de recuperação do setor ainda são tímidos, mas consistentes. O crescimento nas vendas foi acompanhado pelo aumento na entrega de unidades. No segundo trimestre de 2010, as fabricantes faturaram 547 aeronaves. É um número 40% maior em relação aos três meses anteriores. Apesar da recuperação, o saldo no ano ainda é negativo: queda de quase 10% quando comparado a 2009. Entre as unidades entregues, a Embraer ganhou lugar de destaque. O jato executivo com maior saída no período foi o Phenom 100, lançado pela fabricante brasileira em 2009. Ao todo, foram entregues 35 unidades do modelo de US$ 4 milhões. A divulgação dos números no segundo semestre foi comemorada por executivos do setor. Ela mostra que o mercado deve ficar estável em 2010, e não vai cair como o previsto anteriormente. Para os próximos anos, a previsão é bem mais otimista. Estudo da consultoria Zenith Jet revela que, a partir de 2011, o número de entregas de aviões deve crescer, em média, 9% ao ano. Até 2019, serão 11 mil novas unidades, avaliadas em US$ 208 bilhões.

De olho no reaquecimento do mercado, a Embraer vai acrescentar mais um avião no seu portfólio. A empresa vai apresentar durante a Labace o mais novo integrante da família Legacy. A grande novidade do Legacy 650 está na autonomia: ele é capaz de voar 900 quilômetros a mais do que a versão anterior, o Legacy 600. Isso faz com que a aeronave seja capaz de fazer sem escalas alguns dos mais importantes trechos da aviação, como São Paulo-Miami e Londres-Nova York. O Legacy 650 chegará ao mercado nos próximos meses por US$ 29,5 milhões. Além do novo modelo, a Embraer vai mostrar também a família Phenom, o 100 e o 300. Os jatos foram responsáveis pelo bom desempenho da empresa no primeiro semestre deste ano. Dos 59 aviões executivos entregues pela Embraer, 56 eram Phenom. A previsão é de que a produção anual dos modelos chegue a 120 unidades. O sucesso contribuiu para que a Embraer reafirmasse a previsão de receita da divisão de aviões executivos, que até o final do ano deve faturar US$ 1,1 bilhão – equivalente a 20% do total da empresa.

O mercado de aviação executiva tem alternado momentos de euforia com grandes retrações. A primeira crise teve início em 2001, após os atentados terroristas de 11 de setembro, nos Estados Unidos. As vendas de jatos executivos seguiram a desconfiança que se instalou na aviação e caíram 44%. O mercado só voltou a melhorar em 2004 e chegou ao auge quatro anos depois, quando registrou o recorde histórico de 1.313 aeronaves entregues. De lá para cá, mais uma queda acentuada. Agora, a culpa é da crise econômica mundial, que teve início com a quebra do Lehman Brothers e foi aprofundada por uma crise de imagem. A aviação executiva virou símbolo da gastança das corporações depois que os presidentes das três maiores montadoras dos Estados Unidos, General Motors, Ford e Chrysler, embarcaram em seus jatos particulares para viajar de Detroit, onde estão instaladas, para Washington, capital federal, para pedir um empréstimo de US$ 15 bilhões que evitaria a falência das empresas. “Quando as empresas precisam cortar investimentos, elas cortam as despesas menos essenciais”, afirmou André Castellini, especialista em aviação da consultoria Bain & Company.

A crise teve impacto distinto nas fabricantes de jatos particulares. Algumas cancelaram o lançamento de novos aviões. É o caso da Cessna, que deixou de lado o projeto do Columbus, e da Hawker Beechcraft, que abortou o H450XP. Outras, como a Embraer, optaram por fazer ajustes no quadro de funcionários – eufemismo para as demissões. Mais de quatro mil pessoas foram mandadas embora pela empresa brasileira para reduzir os gastos durante o auge da dificuldade econômica. “Tivemos de fazer ajustes, mas pudemos manter as nossas grandes estratégias”, disse Affonso, da Embraer. No início de 2008 (antes, portanto, do início da crise), a Embraer tinha um avião disponível e outros seis em diferentes estágios de projeto. Quando o mercado voltar a crescer, em 2011, a empresa terá cinco modelos no mercado e dois em fase final de desenvolvimento. A estratégia de manter o cronograma de lançamento teve efeito positivo. Mesmo durante a crise, a empresa ganhou 11 pontos percentuais e passou a responder por 14,1% do mercado de aviação executiva. Até 2015, a empresa quer chegar a 15% de market share e um faturamento de US$ 2 bilhões.

Fundada em 1969, a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) foi criada pelo governo com o objetivo de estimular o surgimento de uma indústria aeronáutica no País. O plano original previa a montagem de duas aeronaves Bandeirante por mês e a contratação de 500 pessoas. Em pouco tempo, a fabricante de aviões passou a fazer sucesso com a venda de modelos como o Bandeirante, o Xingu e o Brasília. Os negócios caminhavam bem até o final da década de 1980, quando a companhia foi atingida por uma grave crise financeira mundial, que afetou a economia brasileira - e quase levou a Embraer à bancarrota. Para salvar a empresa, o governo decidiu colocá-la no programa de privatização, que incluiu entre outras companhias a estatal de telefonia. Recuperada da crise, a Embraer lançou em 2001 seu primeiro jato executivo, o Legacy. Quatro anos depois, a fabricante criou a divisão de aviação executiva, que tem estrutura de vendas e de assistência técnica independente. Hoje, a Embraer pode ser considerada uma das quatro grandes fabricantes de aviões comerciais. Com o fim da crise atual no mercado de jatos particulares, a empresa quer se firmar também como uma das grandes fabricantes de aviões executivos.

“EMBRAER VAI SAIR FORTALECIDA DA CRISE”, DIZ EXECUTIVO

No auge da crise econômica, os presidentes das três grandes montadoras americanas, Ford, Chrysler e General Motors, viajaram de Detroit, onde estão instaladas, para Washington, sede do governo federal, para pedir um empréstimo de US$ 15 bilhões que tiraria as três empresas da falência. Ao invés de embarcar em um avião de carreira, eles preferiram gastar dezenas de milhares de dólares para viajar confortavelmente em seus jatos particulares – o que gerou uma série de críticas da opinião publica. O episódio se transformou no símbolo da gastança excessiva das empresas americanas e ajudou a afundar ainda mais a aviação executiva na maior crise da sua história.

Passados dois anos, o mercado começa a dar os primeiros sinais de recuperação. Segundo a Associação de Fabricantes de Aviões Executivos (Gama, na sigla em inglês), o faturamento do setor chegou a US$ 9,4 bilhões no segundo trimestre de 2010, aumento de 0,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. “Estamos saindo da crise antes do que imaginávamos”, disse ao iG Luís Carlos Affonso, vice-presidente da divisão de aviação executiva da Embraer. Para aproveitar a recuperação, a fabricante brasileira vai apresentar o Legacy 650 na Labace, a feira de aviação executiva que começa nesta quinta-feira em São Paulo, e está preparando o lançamento de dois novos modelos da família Legacy. “A Embraer vai sair fortalecida da crise”.

Acompanhe os principais trechos da entrevista realizada na sede da Embraer em São José dos Campos, no interior de São Paulo:

iG: Alguns analistas dizem que a crise no mercado de aviação executiva foi a maior da história. Por que o setor foi tão afetado?

Luís Carlos Affonso:
Nos anos anteriores à crise, a aviação executiva vinha se expandindo muito fortemente. Foi o período de maior expansão mundial da aviação executiva, inclusive em outros mercados, como em países emergentes. A crise fez com que, não apenas na aviação executiva, mas em todos os setores da economia, os clientes parassem de fazer novas aquisições. Houve um congelamento de negócios por enquanto o mercado buscava entender a dimensão da crise.

iG: Os jatos executivos entraram no corte do que as empresas consideravam supérfluo?

Affonso:
Não considero a aviação executiva supérflua. O avião executivo é, na verdade, uma ferramenta de produtividade. Hoje as empresas globais ou se expandindo regionalmente precisam dele para fazer negócio de maneira eficiente.

Existe ainda essa áurea de luxo e de excesso, mas essa não é uma realidade. O Brasil é um exemplo. Os jatos da família Phenon fazem muito sucesso em função da grande expansão da economia do País e o crescimento regional das empresas. É impossível administrar um negócio com expansão geográfica de forma eficiente sem um avião executivo. Veja quantas cidades são servidas pela aviação regular no Brasil. Muito poucas, e com muitas conexões para chegar até elas. Com a aviação executiva é possível transformar uma viagem de três, quatro dias numa viagem de um dia. Isso não tem valor.

iG: Ao contrário de outras fabricantes, a Embraer cresceu durante a crise. O que explica isso?

Affonso:
Tivemos que fazer ajustes, mas mantivemos as nossas estratégias de longo prazo. Os aviões que estavam em desenvolvimento não foram cancelados, como alguns dos nossos concorrentes fizeram. Isso nos ajudou a ganhar mercado com a chegada de novos produtos. Em unidades, passamos de 3,3% para 14,1% de market share.

Em vendas em dólares, subimos de 4,1% para 6,4%. A boa notícia é que, segundo nossa previsão original, neste ano o mercado encolheria de novo em relação a 2009. Acabaram de divulgar as entregas de aviões no primeiro semestre e, aparentemente, o mercado vai ficar estável. Estamos saindo da crise antes do que imaginávamos.

iG: Que lição foram aprendidas com a crise na aviação executiva?

Affonso:
Acho que os anos que antecederam a crise foram anos de exuberância exagerada. Não só no mercado imobiliário e outros setores da economia, mas na aviação executiva. Imaginou-se que o mercado poderia crescer numa taxa irreal.

Começaram a surgir especuladores, clientes que compravam posições na linha de montagem para vender com ágio mais à frente. Isso gerou a dinâmica de uma bolha, o negócio cresceu acima do razoável. O que vivemos depois foi uma correção. Acho que a lição é de cautela por parte de todos os atores desse mercado. O otimismo exagerado pré-crise foi irreal e o pessimismo pós-crise também. Nos próximos dez anos, o mercado será maior do que foi nos últimos dez anos.

iG: O Phenom 100 ajudou a puxar as entregas da Embraer no primeiro semestre deste ano. O avião é a vedete da empresa?

Affonso:
O Phenon 100 tem sido um grande sucesso. Já entregamos 150 unidades, 40 no Brasil. Temos uma carteira de pedidos grande pela frente, em torno de 550 unidades. Para uma meta de produzir 120 unidades ao ano, temos quatro anos de produção. Essa lista ajudou muito a Embraer na crise. Mesmo durante o período de vendas fraco e até alguns cancelamentos, tivemos alguns clientes que vieram buscar seus aviões aqui.

iG: Como a Embraer está preparada para o reaquecimento do mercado?

Affonso:
Por não termos alterado nossas estratégias durante a crise, acredito que estamos bem posicionados. No primeiro semestre de 2008 lançamos o Legacy 450, o Legacy 500 e o Lineage 1000. Naquele momento, estávamos desenvolvendo o Phenom 100 e o 300 e pensando no Legacy 650. No começo de 2008, apenas um dos nossos sete aviões estava sendo entregue. Em 2011, quando o mercado estiver crescendo de novo, apenas dois dos nossos sete aviões estarão em desenvolvimento. Teremos um portfólio grande de produtos novos, modernos, eficientes e com boa relação custo benefício.

iG: Há 10 anos, 75% da frota de jatos executivos estava concentrada nos EUA e no Canadá. Esse número caiu oito pontos percentuais. Como essa mudança afeta o negócio da Embraer?

Affonso:
O crescimento da aviação executiva cresce de acordo com a economia dos países e dos lucros corporativos. O fato de existir países, como a China, crescendo numa taxa de 10% ao ano faz com que a aviação executiva cresça mais nesses lugares. Isso significa que temos de adequar as nossas estratégias de marketing, vendas e suporte para fazermos mais negócios nessas regiões. Recentemente aumentamos e vamos aumentar em 2011 a nossa força de vendas e suporte na Ásia-Pacífico. Vamos aumentar o número de pessoas para ganhar mais clientes.

iG: Vai aumentar quanto?

Affonso:
As equipes eram pequenas e agora estão crescendo. Prefiro não precisar.

iG: De acordo com o presidente da Embraer, Frederico Curado, a divisão de aviação executiva deve chegar a US$ 2 bilhões em 2015. Qual é a receita para dobrar o faturamento da empresa?

Affonso:
Vamos introduzir uma nova família entre agora e 2015, que é o Legacy 450 e o Legacy 500. Se com os produtos atuais vamos chegar a US$ 1,1 bilhões até o final de 2010, se imaginarmos um mercado em crescimento provavelmente vamos entregar uma quantidade maior de aviões. Além disso, teremos dois novos aviões competindo em dois ou três segmentos. Nossa meta é ter 15% do mercado de aviação executiva. Este ano, a divisão já vai representar algo como 20% da receita total da companhia. A nossa participação em 2005 era de até 5% do faturamento. Saímos de US$ 200 milhões para chegar a mais de US$ 1 bilhão.

iG: Há 25 anos existiam mais de 10 fabricantes de aviões comerciais e hoje só existem quatro grandes. O senhor acha que o mercado de aviação executiva vai passar pelo menos tipo de consolidação?

Affonso:
Há pessoas que acreditam que haverá consolidação, mas acho difícil de prever. Na aviação executiva existem mais nichos de mercado e, portanto, mais fabricantes que atendem um requisito específico de cada tipo de cliente. Na aviação comercial as necessidades das companhias aéreas são muito mais parecidas. Nesse mercado, as empresas com grande ganho de escala conseguem competir melhor. O que tem havido sem dúvida é uma maior profissionalização e maior busca de eficiência entre os fabricantes de aviação executiva. O setor está ficando mais competitivo.

iG: A Embraer só criou uma divisão para cuidar da aviação executiva em 2005. O senhor acha que a empresa demorou para entrar nesse mercado?

Affonso:
Não acho que tenha demorado. A Embraer foi privatizada em 94 e lançou o primeiro jato regional 145, cuja primeira entrega foi no final de 96. De 1996 a 2000 foi um enorme período de recuperação da aviação comercial e da própria Embraer, que vinha de uma situação delicada pré-privatização. Logo após a recuperação da Embraer, no final dos anos 90, a Embraer começou a pensar em aviões executivos e, em 2001, lançou o Legacy. Tão logo se consolidou na aviação comercial com o jato regional, lançamos o Legacy.”

FONTE: publicado no portal IG [título e imagens colocadas por este blog].

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