sexta-feira, 6 de agosto de 2010

GANÂNCIA DOS EUA E ALIADOS PELO PETRÓLEO DO IRÃ PREJUDICA O BRASIL


[As sanções impostas ao Irã pelos EUA (imitadas por seus aliados europeus) visam a enfraquecer o país e assim facilitar a posterior invasão militar e a tomada e o controle da produção de petróleo. Tal estratégia já foi adotada com sucesso no caso do Iraque, respaldada com o apoio da mídia da direita de muitos países, inclusive Brasil. Os pretextos inventados para justificar as sanções e a invasão do Iraque vieram a ser desmascarados como falsos. Tudo indica que no caso do Irã também já utilizam afirmações inverídicas como justificativa para as sanções].

Reportagem do jornal Valor:

“SANÇÕES DIFICULTAM VENDAS AO IRÃ

As sanções impostas ao Irã no mês passado pela União Europeia começam a criar dificuldades para exportadores brasileiros que fazem negócios com o país. Para acatar as sanções, os bancos europeus passaram a restringir operações de confirmação de cartas de crédito aos fornecedores do Irã. O serviço é essencial e serve como garantia de que as vendas serão pagas.

O setor mais prejudicado é o de carne bovina. O Irã se transformou em um dos principais mercados para o produto, rivalizando com o maior e mais tradicional cliente, a Rússia. Entre janeiro e julho, os iranianos compraram 117,5 mil toneladas de carne brasileira, volume 264% maior que as 32,3 mil toneladas do mesmo período do ano passado. As exportações totais para o país em 2009 foram de US$ 1,21 bilhão”. (Págs. 1 e A13)

FONTE: publicado no jornal Valor Econômico [título, imagem e 1º parágrafo colocados por este blog].

Nenhum comentário: