quinta-feira, 12 de agosto de 2010

FAB REALIZA EXPERIMENTO NO CENTRO EUROPEU DE PESQUISAS NUCLEARES


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA FAB REALIZA EXPERIMENTO NO CENTRO EUROPEU DE PESQUISAS NUCLEARES

“O Instituto de Estudos Avançados (IEAv) [da Força Aérea Brasileira] enviou um pesquisador para realizar um trabalho em um dos maiores centros de pesquisa nuclear no mundo, o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares - CERN. O Tecnologista Claudio Antonio Federico, pertencente ao IEAv, conseguiu a colaboração do CERN para a utilização de um arranjo existente no centro denominado CERF – Cosmic Energy Reference Field.

O CERF é o único arranjo no mundo que reproduz com bastante proximidade o campo de radiação de altas energias resultante da interação da radiação de origem cósmica ao qual estão submetidas as tripulações e instrumentação de aeronaves em altitudes de vôo comercial.

O objetivo da missão foi verificar a resposta da instrumentação do IEAv que será utilizada para medir tais radiações a bordo de aeronaves, com vistas a avaliar os possíveis efeitos desta radiação na dose resultante nas tripulações e instrumentação que voam na região sob a influência da Anomalia Magnética do Atlântico Sul.

O trabalho contou também com a participação do Laboratório Francês TIMA (Techniques de L´informatique et de La Microelectronique pour L´Architecture des Systèmes Integrés) pertencente ao Instituto Politécnico de Grenoble (França), que forneceu uma placa de circuito desenvolvida especialmente para efetuar testes de danos de radiação cósmica em chips de memória em aeronaves e teve também, como resultado adicional, uma possível colaboração com a Universidade de Milão com respeito à medição deste tipo de radiação em aeronaves na América do Sul.”

FONTE: Instituto de Estudos Avançados (IEAV/CTA/FAB] http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=5750

Nenhum comentário: