domingo, 1 de agosto de 2010

EUA JÁ TÊM PLANO DE ATAQUE CONTRA IRÃ


EUA DIZEM TER PLANO DE ATAQUE CONTRA IRÃ, MAS NEGAM INTENÇÃO DE USÁ-LO

Da EFE, em WASHINGTON

Um alto comando do Pentágono disse hoje que os Estados Unidos contam com um plano de ataque contra o Irã caso haja necessidade de usá-lo para evitar que o país asiático construa uma arma nuclear.

Apesar disso, a fonte diz que o país gostaria de não precisar recorrer a esse recurso.

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA, o almirante Mike Mullen, confirmou hoje em entrevista no programa dominical "Meet the Press", da rede de televisão "NBC", que o Governo dispõe de um plano que foi preparado nos últimos meses.

O Governo americano deixou claro que prioriza a estratégia diplomática e de sanções com o Irã, mas nunca deixou de fora a opção militar, segundo advertiu Mullen.

"As opções militares estiveram sobre a mesa e seguem firmes", assinalou o funcionário na entrevista.

Afirmou, no entanto, que "espera que não tenhamos de chegar a esse ponto, mas é uma opção importante e é uma questão que é bem entendida" por Teerã.

Questionado se o Exército dispõe de um plano de ataque contra o Irã, o chefe do Estado-Maior Conjunto respondeu, "sim, temos".Mullen disse que a decisão de um eventual ataque militar teria de ser tomada pelo presidente Barack Obama.

EXÉRCITO IDEOLÓGICO IRANIANO ADVERTE EUA PARA EVENTUAL ATAQUE MILITAR

Da FRANCE PRESSE, em TEERÃ

Um alto funcionário militar dos Guardiões da Revolução, exército ideológico do regime iraniano, advertiu Washington neste domingo para uma eventual ação militar contra o Irã, afirmando que ameaçaria a segurança na região do Golfo, indicou a agência Irna.

"Se os Estados Unidos cometerem um erro (atacando o Irã), a segurança da região estará em perigo (...). A segurança da região do Golfo Pérsico cabe a todos ou a ninguém", declarou o general Yadollah Khavani, assessor para assuntos políticos do chefe dos Guardiões da Revolução, segundo a agência de notícias.

"O Golfo Pérsico é uma região estratégica. Se colocarem em perigo a segurança na região, vão deixá-la porque nossa resposta será firme", acrescentou.

"Nos defenderemos contra qualquer ação dos Estados Unidos ou de Israel", prosseguiu, afirmando que o Irã "desenvolveu sua capacidade defensiva para reforçar sua força de dissuasão".

A comunidade internacional, liderada por Washington, intensificou recentemente as pressões sobre o Irã, acusado de tentar obter a arma nuclear, alegando ter um programa nuclear civil. Teerã desmente essas acusações.

As declarações de Khavani precederam uma afirmação do chefe do Estado-Maior Conjunto americano, Michael Mullen, que assegurou neste domingo que um plano de ataque dos Estados Unidos contra o Irã está previsto para impedir Teerã de produzir a armas nucleares.

O almirante Mullen acrescentou que está "extremamente preocupado" com as consequências que uma ação militar pode acarretar.”

FONTE: divulgado hoje (01/08) à tarde pela agência espanhola de notícias EFE, em Washington e pela agência francesa de notícias France Presse, em Teerã. Reproduzido pela Folha.com.[imagem colocada por este blog].

Nenhum comentário: