segunda-feira, 23 de agosto de 2010

DILMA: POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SERRA NÃO FUNCIONOU EM SP


“A candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff - da coligação Para o Brasil Seguir Mudando - questionou domingo (22) a administração de José Serra na questão da segurança pública. Dilma criticou a proposta de criação de um Ministério da Segurança Pública apresentada pelo tucano.

"Eu aconselharia vocês a investigarem se a experiência de criar uma Secretaria de Segurança Pública de um lado, e uma Secretaria de Assuntos Penitenciários, de outro, levou o governo de São Paulo a derrotar o crime. Pelo contrário, muitas vezes o que acontecia é que uma Secretaria não conversava com a outra", disse aos jornalistas.

Dilma participou domingo de uma reunião com sua coordenação de campanha para fechar o capítulo referente à segurança pública em seu programa de governo. Dilma Rousseff citou o episódio violento ocorrido no Rio de Janeiro sábado (21), quando o grupo de traficantes fez reféns em um hotel na zona sul da cidade.

Ela elogiou a ação da polícia no caso. "O balanço é que a polícia reagiu rapidamente e teve uma atuação muito correta na liberação dos reféns. O governo do Rio tem tido sucesso no combate ao tráfico".

A candidata ponderou, no entanto, que é preciso "procurar sistematicamente" a derrota do crime e ressaltou que as UPPs (Unidade de Policiamento Pacificadora) têm sido um dos elementos utilizados com sucesso neste sentido. ‘A UPP traz de volta ao Estado, a polícia e ações positivas, contribuindo para a diminuição expressiva do crime no Rio de Janeiro’.”

FONTE: publicado no portal “Vermelho” com informações do portal “Terra”.

TEXTO COMPLEMENTAR (do blog Dilma 13):

DILMA DISCUTE PROPOSTAS PARA SEGURANÇA PÚBLICA

“A candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, se encontrou domingo com assessores no escritório político, em Brasília, para finalizar as propostas de Segurança Pública no programa de governo. Alguns pontos discutidos foram a segurança nas fronteiras para combater o crime organizado, a melhoria do sistema penitenciário e a agilidade da Justiça.

Segundo ela, o combate ao crime exige valorização dos policiais que devem ter melhores salários e formação adequada. Um exemplo é o ‘Bolsa Formação’ que paga R$ 400 para custear estudos do policial. “A gente quer trabalhar com uma polícia do século XXI e não com uma polícia que se baseia pura e simplesmente no policiamento ostensivo.”

Dilma lembrou que a Segurança Pública deve estar articulada com mecanismos que garantam uma política penitenciária adequada. Segundo ela, é importante lembrar que o governo do Rio fez uma parceria importante com o governo federal para resolver a questão dos presos de alta periculosidade. "Isso diminui o uso dos presídios como plataforma do crime”, afirmou.

Dentro das ações de inteligência, a candidata destacou o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), que permite um patrulhamento eficaz das fronteiras. O VANT voa por quase 23 horas e detecta tudo que esteja acima de 50 centímetros do solo. “Isso permite perceber transporte de armas, drogas e movimentações suspeitas, além de agilizar a ação, tornando-a tempo real”, disse, lembrando que pretende adquirir mais 10 VANTS.

UNIDADES PACIFICADORAS

As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), segundo Dilma, têm sido um dos elementos mais importantes para derrotar o crime no Rio de Janeiro. “Eu considero que uma grande tarefa no governo, a partir de 2011, e nos outros governos que vierem, será combater e derrotar o crime.”

Dilma comentou a ação policial no Rio de Janeiro realizada sábado, quando bandidos invadiram um hotel de luxo na cidade durante uma fuga. “Se nos fizermos um balanço isento, vamos ver que a polícia agiu prontamente, rápido e prendeu os criminosos.”

Para Dilma, o Rio de Janeiro obteve grandes avanços e um combate sistemático ao crime organizado e ao tráfico de drogas, graças à parceria do governo do Estado, das prefeituras com o governo federal.”

FONTE: blog Dilma na web (Dilma 13) (http://www.dilma13.com.br/noticias/entry/dilma-discute-propostas-para-seguranca-publica/).

Nenhum comentário: