quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CONHEÇA AS RESERVAS DE PETRÓLEO E GÁS DA PETROBRAS


RESERVA

Reserva é o volume que se pode extrair, comercialmente, de uma jazida, pelos métodos de recuperação e produção conhecidos, sob condições econômicas e regulamentares vigentes na época da avaliação.

As reservas de petróleo e gás são classificadas em “provadas”, “prováveis” e “possíveis”. Reservas provadas são aquelas cuja existência é considerada de alta certeza; as prováveis são as de média certeza, enquanto as possíveis são de baixa certeza. Essas três classificações representam o petróleo explotável, ou seja, que pode ser extraído economicamente pelos processos existentes.”

As reservas provadas de óleo, condensado e gás natural da Petrobras no Brasil atingiram 14,17 bilhões de boe (barris de óleo equivalente) em 2009 pelo critério ANP/SPE, volume que corresponde a um aumento de 0,5% em relação ao ano anterior. Foram apropriados 861 milhões de boe em reservas e produzidos 785 milhões de boe, adicionando às reservas provadas da companhia 76 milhões de boe. Com essa incorporação, o Índice de Reposição de Reservas (IRR) se manteve em 110%. Isto significa que para cada barril de óleo equivalente produzido no ano foi acrescentado 1,1 barril às reservas.

Em 2009, as apropriações em campos existentes por meio de projetos de aumento de recuperação foram, em parte, responsáveis pelo aumento das reservas provadas. Também contribuíram para esse resultado as descobertas em blocos exploratórios e novas acumulações. O Pré-Sal do Espírito Santo, por exemplo, acrescentou 182 milhões de boe às reservas em 2009 e não foram considerados os volumes do Pré-Sal da Bacia de Santos que se encontram em avaliação,

A estimativa de reservas possui incertezas inerentes ao negócio, e assim sen do alterações podem ocorrer à medida que se amplia o conhecimento, a partir da aquisição de novas informações.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/fatosedados/?p=27086).

Nenhum comentário: