quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CELSO AMORIM DIZ QUE ESFORÇO DO BRASIL SOBRE QUESTÃO NUCLEAR IRANIANA NÃO FOI INÚTIL

“Um dia após o Brasil aderir às sanções impostas ao Irã pela comunidade internacional, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse ontem (11) que Teerã acena para novas negociações sobre a questão nuclear. Segundo o chanceler, não foram em vão os esforços do Brasil para mediar o acordo sobre a questão nuclear do país persa.

Segundo o acordo, o Irã enviará para a Turquia 1,2 mil quilos de urânio bruto para receber, depois, o produto enriquecido a 20%. Essa poderia ser uma forma de a comunidade internacional apoiar o programa nuclear iraniano.

“Acho que o esforço não foi inútil. Temos um começo de conversa. O Irã tem dito que quer voltar a negociar. Tenho ouvido de vários países do Ocidente que eles querem voltar [a discutir o assunto]. Outros [países do Ocidente] não são tão claros. Se isso ocorrer [retomada das negociações com o Irã], só terá sido possível que houve essa declaração."

O ministro das Relações Exteriores participou, durante a manhã, da aula inaugural do curso de história da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).”

FONTE: reportagem de Isabela Vieira publicada pela Agência Brasil (edição: Talita Cavalcante).

Nenhum comentário: