segunda-feira, 9 de agosto de 2010

BRASIL FAZ A CABEÇA DOS JOVENS COLOMBIANOS


“A chegada de empresas brasileiras à Colômbia fez surgir um fenômeno entre os jovens deste país sul-americano. De olho nos postos de trabalho oferecidos, o curso de língua portuguesa tem tido uma intensa procura nos últimos meses. Todos querem aprender o português falado no Brasil como forma de garantir um lugar neste mercado promissor. Numa outra via, os colombianos se candidatam a bolsas de estudo no Brasil. Segundo estimativas do governo brasileiro, cerca de 500 colombianos estão cursando universidades brasileiras.

Este movimento reforça a participação do Instituto Cultural Brasil-Colômbia (IBRACO). Lá, a cada ano, os colombianos buscam conhecer o Brasil. A diretor-executiva do instituto, Margarita Durán Ariza, disse que o Ibraco, criado há 15 anos em Bogotá, é uma iniciativa da Embaixada do Brasil e que, nestes últimos anos vem sendo procurada pelos colombianos. O embaixador Valdemar Carneiro Leão disse que os conglomerados brasileiros, como por exemplo Petrobras, Votorantin, Gerdau e Marcopolo, ao fincarem bases na Colômbia, fizeram com que oos cidadãos buscassem conhecer o idioma brasileiro.

Além do aprendizado da língua portuguesa, o IBRACO tem promovido o interesse dos latino-americanos pela literatura brasileira. Por meio do concurso de contos “O Brasil dos Sonhos”, futuros escritores são instados a produzir textos tendo por base frases de autores brasileiros. O Blog do Planalto acompanhou a cerimônia de premiação na sede do instituto, em Bogotá. A diretora-executiva Margarita Durán Azira disse que nesta quinta edição o homenageado foi Rubem Fonseca. A banca de jurados analisou cerca de mil textos e elegeu “La Hilja”, de Fernando Escobar Borreo, o melhor trabalho.

Fernando ganhou uma viagem para o Rio de Janeiro, com passagens e hospedagens inclusas. Emocionado, o novo escritor explicou que disputou as cinco edições do concurso. Ele agradeceu o governo brasileiro pela iniciativa que conta com o patrocínio da Petrobras e o apoio do Hotel Intercontinental de São Paulo.

A menina Juanita de los Ángeles Salas Meneses emocionou a plateia ao ser anunciada como uma das classificadas. De jeito simples, Juanita contou que a literatura brasileira despertou o seu interesse em escrever contos. Ela é autora de “Abril”. Os outros premiados foram “Feliz dia del padre”, de Alexander Barajas Maldonado; “Helena y la niebla”, de Germán Izquierdo Manrique; “La reina”, de Diego Alberto Grazón Carrillo; “Fe de erratas”, de Carlos Andrés Almeya Gómez; “Igual pero diferente”, de Francisco Mojica; “Políglotas”, de Jorge Isaac Romero Polanco; “Transtornos del sueño”, de Sônia Ramón Velásquez e “Bon appetit”, de Jonathan Suárez Montoya.

A próxima edição irá homenagear a escritora Clarice Lispector. Margarita Durán fez o anúncio na cerimônia de premiação.”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/brasil-faz-a-cabeca-dos-jovens-colombianos/#more-15718) [imagem colocada por este blog].

Nenhum comentário: