quarta-feira, 26 de maio de 2010

EMBRAER: “INOVAÇÃO PARA MELHORAR DESEMPENHO DA INDÚSTRIA”

"Inovação é a chave para melhorar desempenho da indústria do país, diz presidente da Embraer

O presidente da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Frederico Fleury Curado, disse hoje (25) que a inovação é a chave para acabar com o baixo desempenho da indústria de transformação.

Segundo ele, no ano passado o setor registrou deficit de US$ 8,5 bilhões na balança comercial de produtos acabados. A indústria registra superávit no comércio de baixa e média tecnologias, mas é deficitária em alto grau em produtos de alta tecnologia na indústria de transformação.

Curado vê tendência de lenta recuperação do comércio internacional, desequilíbrio macroeconômico a nível mundial e aumento do protecionismo. Por isso, ele acredita que o Brasil tem que se preparar para concorrer de forma mais acirrada, com a internacionalização das empresas.

O presidente da Embraer defendeu a elevação da Câmara de Comércio Exterior (Camex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, "ao nível da Presidência da República", o daria ao órgão mais força para organizar a exportação do país.

Ele criticou o fato de o país “exportar tributos”, o que precisa ser superado pelo próximo governo. Fleury Curado falou na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em debate com os principais candidatos à Presidência da República.

O empresário defendeu que a inovação seja o tema central dos debates sobre competitividade. Ele disse que apenas 0,16% do Produto Interno Bruto (PIB) está associado a investimentos para inovação, o que coloca o Brasil muito abaixo dos países líderes em inovação.”

FONTE: reportagem de Lourenço Canuto publicada pela Agência Brasil.

Nenhum comentário: