sexta-feira, 30 de abril de 2010

JUROS PARA PESSOA FÍSICA BAIXAM AO MENOR NÍVEL DA SÉRIE INICIADA EM 1994

Juros de empréstimos para pessoa física têm a menor taxa desde 1994

"Em março, as taxas de juros cobradas nos empréstimos para as famílias caíram e para as empresas subiram, segundo dados do Banco Central (BC) divulgados ontem (29).

A taxa para as pessoas físicas passou de 41,9% ao ano em fevereiro para 41% ao ano, no mês passado, o menor patamar da série histórica do BC, iniciada em 1994.

“A retração esteve condicionada, principalmente, ao maior volume de contratações em modalidades de custo mais baixo, a exemplo do crédito pessoal e do financiamento para aquisição de veículos”, revela o relatório do BC.

No caso das empresas, houve alta de 0,4 ponto percentual e passou para 26,3% ao ano.

“O resultado do mês refletiu o aumento dos custos de captação associado às expectativas relacionadas ao comportamento futuro das taxas de juros”, informa o documento sobre o aumento dos juros para as empresas.

A taxa média cobrada no crédito pessoal, incluídas operações consignadas em folha de pagamento, teve redução de 1,1 ponto percentual e passou para 42,7% ao ano. No caso dos juros cobrados para a compra de veículos, a redução foi de 0,6 ponto percentual, levando a taxa para 23,5% ao ano.

Na contramão, ficou a taxa do cheque especial que apresentou alta de 0,8 ponto percentual na comparação com fevereiro e ficou em 160,3% ao ano, no mês passado.

Os dados do BC também mostram que houve ligeira redução na inadimplência. A taxa geral caiu 0,1 ponto percentual para 5,2%.

Para as pessoas físicas, a redução foi de 0,3 ponto percentual e a taxa fechou em 7%, enquanto no caso das empresas a taxa passou de 3,7%, em fevereiro, para 3,6%, em março. O BC considera como inadimplência os atrasos superiores a 90 dias."

FONTE: reportagem de Kelly Oliveira (edição de Tereza Barbosa) publicada pela Agência Brasil [título e negritos colocados por este blog].

Nenhum comentário: