quarta-feira, 24 de março de 2010

RESPOSTAS ÀS IMPRESSIONANTES IMPLICÂNCIAS DA MÍDIA COM O PAC

"O outro lado que a 'Folha' preferiu não ouvir sobre obras inauguradas

O jornal 'Folha de São Paulo' publicou em sua edição de domingo (21/3), com direito a manchete de capa, ampla reportagem sobre obras inauguradas pelo presidente Lula que não estariam em pleno funcionamento. O material, no entanto, foi produzido sem que as partes interessadas – no caso, os ministérios responsáveis pelas referidas obras – fossem ouvidas.

É impressionante a implicância de alguns com o PAC, desde que foi lançado.

Primeiro diziam que o PAC era uma obra de ficção.

Quando foram apresentados os projetos, disseram que o governo não conseguia tirar as obras do papel.

Quando foram removidos os obstáculos, apontaram a baixa execução orçamentária.

Quando os recursos foram liberados e os empregos na construção civil cresceram de forma impressionante, questionaram atrasos no cronograma.

Quando as fases concluídas das obras são entregues para beneficiar a população com creches e escolas, casas e apartamentos, barragens e estações de tratamento de água, estradas e ferrovias, estações de metrô e centros esportivos, reclamam que ainda está faltando alguma coisa para terminar.

E quando terminar, outras estarão começando, porque o PAC é o motor do crescimento deste país e não pode parar.

O "Blog do Planalto" reúne neste post as respostas dos ministérios da Integração Nacional, Ciência e Tecnologia, Educação e Cidades, além da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, enviadas ao jornal ('Folha') segunda-feira (22/3), explicando a real situação das obras citadas na reportagem.

RESPOSTA DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL

A propósito de matéria publicada pelo jornal FOLHA DE SÃO PAULO na edição de domingo, dia 21, LULA INAUGURA OBRAS QUE VOLTAM A SER CANTEIROS, o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima esclarece o seguinte:

O senhor Presidente da República, a convite do Ministério da Integração Nacional, foi inaugurar e Setúbal, Minas Gerais, uma obra absolutamente concluída. O governo do estado de Minas Gerais ainda não pode emitir a documentação de operacionalização porque aguarda que o nível das águas do reservatório alcance a cota de operação.

Até os críticos mais ácidos admitem que o presidente Lula tem feito muito por este País, mas ainda não conseguiu fazer chover.

Geddel Vieira Lima, Ministro da Integração Nacional

RESPOSTA DO MINISTÉRIO DAS CIDADES

Em relação à matéria 'Após inaugurações, obras de Lula voltam a ser canteiros' (Brasil, 21/3), o ministério das Cidades informa que cada uma das intervenções de urbanização nos complexos do Alemão, de Manguinhos e do Cantagalo, assim como nas comunidades da Rocinha e Juliano Moreira compreende diferentes obras, com cronogramas diferenciados. À medida que são concluídas e podem trazer benefícios imediatos à população, essas obras são entregues aos beneficiários.

RESPOSTAS DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sobre a CEITEC

Em resposta à matéria publicada na Folha de São Paulo, edição de (21/03/2010): “Governo diz receber dado impreciso de obras”, a Assessoria de Comunicação do CEITEC S.A esclarece que, por ocasião de sua inauguração pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 05 de fevereiro deste ano, a unidade fabril da CEITEC S.A. estava totalmente concluída e equipada. Construída de acordo com os padrões internacionais, a fábrica da CEITEC já iniciou a produção de chips e se habilita para receber, em breve, todas as certificações obtidas pelas grande empresas mundiais nesse setor.

Sobre o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE)

Em resposta à matéria publicada na Folha de São Paulo, edição de (21/03/2010): “Governo diz receber dado impreciso de obras”, a Assessoria de Comunicação do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) esclarece que, ao ser inaugurado pelo presidente Luiz Inácio da Silva, em 22 de janeiro de 2010, o prédio do Laboratório Nacional estava concluído e equipado.

As dependências do Laboratório Nacional foram apresentadas à imprensa, inclusive com demonstrações de pesquisadores, durante coletiva realizada na véspera da inauguração (21/01) da qual a própria Folha de São Paulo participou, por meio do seu correspondente em Campinas.

RESPOSTA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Em fevereiro deste ano, foram inaugurados dois prédios do Campus Mucuri, em Teófilo da Otoni (MG), que integram a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Os prédios do Campus de Teófilo Otoni ficaram prontos em agosto de 2009, ainda sem a totalidade das obras de infraestrurura prontas. Em janeiro de 2010 as obras foram terminadas e a inauguração foi feita em fevereiro de 2010.

RESPOSTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DO RIO DE JANEIRO

Com relação à matéria intitulada “Após inaugurações, obras de Dilma voltam a ser canteiros” (21,03/2010), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro esclarece que os três serviços do Complexo de Atendimento à Saúde da Rocinha – Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Clínica da Família e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) –, cuja gestão está sob sua responsabilidade, estão em funcionamento desde o dia de inauguração da unidade, em 8 de março. Dessa forma, não corresponde à verdade a informação constante da referida matéria, de que apenas a UPA está em operação.

Assessoria de comunicação, Secretaria Municipal de Saúde do RJ"

FONTE: publicado no "Blog do Planalto"

Nenhum comentário: