sexta-feira, 26 de março de 2010

PAC: PETROBRAS INAUGURA GASODUTO SUDESTE-NORDESTE


"Petrobras inaugura Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste

Ilhéus (Bahia) - A Petrobras inaugura hoje (26) em Itabuna, no sul da Bahia, o Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), o maior em extensão construído no Brasil nos últimos dez anos.

Obra do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), o Gasene recebeu investimentos de R$ 7,2 bilhões. Tem 1.387 quilômetros (km), capacidade para transportar até 20 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural e gerou 47 mil empregos durante a construção.

Para a Petrobras, ao interligar uma rede de gasodutos que vai do Rio de Janeiro à Bahia, o Gasene cumpre a função estratégica de integrar as malhas de transporte de gás natural das regiões Sudeste e Nordeste, dando nova configuração à rede brasileira. “Alem de duplicar a capacidade de fornecimento de gás natural para o Nordeste, o gasoduto dá maior confiabilidade e flexibilidade ao abastecimento da região e, em particular, ao estado da Bahia", disse o gerente-geral da empresa, Marcelo Restun.

Segundo ele, a obra interliga a malha de gasodutos Centro-Oeste-Sul-Sudeste à do Nordeste, região que poderá passar a contar com a produção das bacias de Campos (RJ), Santos (SP) e do Espírito Santo.

As operações do Gasene serão iniciadas imediatamente. Na primeira etapa, a capacidade de transporte é de 10 milhões de metros cúbicos por dia, que poderá ser ampliada por meio de estações de compressão à medida que o mercado cresça, podendo chegar a 20 milhões de metros cúbicos diários.

A cerimônia de inauguração terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de ministros e de lideranças políticas da região.

“Com o gasoduto da integração, o país rompe uma fronteira: de um lado, o Sudeste, onde estão situados os principais campos produtores de gás e o maior mercado consumidor, e de outro, o Nordeste, que produz gás natural, mas em quantidade insuficiente para permitir o crescimento do mercado”, afirmou o gerente executivo da Petrobras, Antonio Castro.

De acordo com a estatal, os 20 milhões de metros cúbicos diários correspondem ao dobro do consumo médio do Nordeste em 2009, que foi de 9,8 milhões de metros cúbicos por dia (21,5% do consumo nacional).

As obras do gasoduto foram divididas em três trechos: Cacimbas-Vitória (130 km), Cabiúnas-Vitória (303 km) e Cacimbas-Catu (954 km). Os dois primeiros já estão prontos e em operação comercial. Com 954 km, o terceiro e maior trecho, o gasoduto Cacimbas-Catu (Gascac) foi concluído neste mês e recebeu ontem (25) autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para começar a operar."

FONTE: reportagem de Nielmar de Oliveira divulgada hoje (26/03) pela Agência Brasil.

2 comentários:

Probus disse...

Anjos existem, mas o demo-capeta também!! Portanto, convém abrir os OLHOS, apurar os OUVIDOS e afiar a LÍNGUA.

Senado avança na definição de relatores dos projetos do pré-sal

Os projetos de lei que tratam da exploração do petróleo da camada do pré-sal, em tramitação nas comissões técnicas do Senado, já têm quase todos os relatores definidos pelos presidentes das comissões em que irão tramitar. Mesmo estando em regime de urgência constitucional, as propostas aprovadas pela Câmara serão analisadas pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE), Infraestrutura (CI) e Constituição e Justiça (CCJ).

Na CCJ que é presidida pelo democrata Demóstenes Torres (GO), os quatro projetos serão relatados por senadores da oposição. O que trata da exploração do petróleo no regime de partilha será relatado pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO); o que trata da criação da Petro-sal pelo senador Tarso Jereissati (PSDB-CE) e o senador ACM Júnior (DEM-BA) deve ficar com a relatoria dos projetos que criam o fundo social e o que trata da capitalização da Petrobras.

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=126594

Unknown disse...

Prezado Eugênio,
Também estou temerosa. Há grande risco de os demos e tucanos (e demais laranjas, como o PPS) conseguirem garantir vantagens excessivas para as petrolíferas estrangeiras, de quem estão a serviço desde os anos 90. Ou melhor, desde sempre.
Para mim, essa inoportuna confusão dos royalties foi criada com o fim escuso de afastar para o pré-sal eventuais modificações na legislação criada nos anos FHC/PSDB/PFL-DEM, muito dadivosa para os estrangeiros.
Maria Tereza