sexta-feira, 26 de março de 2010

CNI: CRESCE O OTIMISMO DA INDÚSTRIA COM EXPORTAÇÕES

"Aumenta otimismo da indústria com mercado externo

As indústrias estão mais otimistas quanto a exportações, segundo constatou a Sondagem Industrial, divulgada hoje (26) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A expectativa do setor no que diz respeito ao volume de vendas externas passou de 53,5 pontos em fevereiro para 54,6 em março.

Os setores mais otimistas são os de bebidas e de madeira, com variações de 45 para 60,7 pontos e de 38,4 para 55,6 pontos, respectivamente, de fevereiro para este mês. O setor do álcool, no entanto, apresentou baixa significativa na expectativa, que passou de 43,8 para 33,3 pontos. Os dados variam de zero a 100.

Segundo o economista da CNI Marcelo Souza Azevedo, como a pergunta sobre quantidade exportada foi feita pela primeira vez na pesquisa, ainda é cedo para avaliar a baixa na perspectiva. Para ele, é preciso esperar outras pesquisas para fazer uma avaliação.

Azevedo explicou que a pesquisa indica que, de modo geral, as empresas estão observando recuperação da demanda externa. “Como se trata de expectativa de quantidade exportada, estão descartadas dessa análise a influência do câmbio e dos preços”.

A pesquisa também mostra que a indústria pode continuar a crescer sem pressionar a capacidade instalada e sem necessidade de aumentar preços, disse Azevedo.

A utilização da capacidade instalada em fevereiro ficou abaixo do nível tradicional do mês. O indicador ficou em 48,9 pontos, praticamente estável em relação a janeiro (48,3 pontos).

A evolução da produção passou de 49,2 pontos em janeiro para 50,8 pontos em fevereiro. A pesquisa da CNI revela também que os estoques da indústria alcançaram 48,5 pontos em fevereiro. Isso indica que ficaram abaixo do planejado pelos empresários.

A Sondagem Industrial foi feita com 1.234 empresas - 679 empresas de pequeno porte, 363 médias e 192 grandes - entre os dias 1º e 22 de março."

FONTE: reportagem de Kelly Oliveira divulgada hoje (26/03) pela Agência Brasil.

2 comentários:

Probus disse...

Dá-lhe Petro-Sal.

PERNAMBUCO // EMPREENDIMENTO
Suape vai ganhar dois novos estaleiros
Publicado em 26.03.2010, às 11h48

Do JC Online
Pernambuco ganha dois novos estaleiros no Complexo Portuário de Suape. O Governador Eduardo Campos vai assinar nesta sexta-feira (26) o protocolo para a implantação das unidades, que serão de nacionalidade portuguesa e a outra coreana. Juntas, vão investir US$ 490 milhões.

Segundo as empresas, os estaleiros devem gerar cerca de 5,2 mil empregos em Pernambuco. O estaleiro português, a cargo do MPG Shipyards vai construir equipamentos para navios e projetos eólicos.

Já o Coreano STX Europe espera construir em até três anos uma unidade de construção de embarcações. As duas empresas tiveram incentivos fiscais do Governo do Estado. Com esses dois empreendimentos, serão seis os estaleiros previstos para operar em Suape.

http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/pernambuco/noticia/2010/03/26/suape-vai-ganhar-dois-novos-estaleiros-217646.php

http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/economia/noticia/2010/03/26/investimentos-em-novos-estaleiros-e-fabrica-chegam-a-r-1-bilhao-e-podem-gerar-15-mil-empregos-217677.php

Unknown disse...

Prezado Eugênio,
E ainda há 'brasileiros' com saudades do governo FHC/PSDB/DEM, quando encomendas como essas da Petrobras, das poucas que ocorriam, eram feitas no exterior.
Maria Tereza