quarta-feira, 24 de março de 2010

CNI: CONTINUA ELEVADA A CONFIANÇA DOS INDUSTRIAIS NA ECONOMIA

"Setor industrial mantém índice de confiança na economia em março

"O otimismo dos industriais brasileiros ficou inalterado em março na comparação com fevereiro. Enquanto o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) apurado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no mês passado foi de 67,8 pontos, em março caiu 0,1 e passou para 67,7 pontos.

Mesmo com o recuo, a confederação destaca que o índice permanece 8,9 pontos acima da média histórica, patamar considerado elevado no entender dos técnicos da instituição. O Icei varia de zero a 100 pontos e os valores acima de 50 pontos indicam confiança dos empresários do setor.

Sobre o humor dos industriais em relação às atuais condições da economia, a pesquisa detectou recuo de 0,3 ponto percentual, passando de 61,3 em fevereiro para 61 em março. A expectativa para os próximos seis meses, porém, permaneceu estável em 71 pontos, o que pode significar continuidade de crescimento no período, na avaliação dos técnicos.

O destaque do relatório divulgado hoje ficou para a indústria extrativista. O setor teve a quinta alta consecutiva e a maior da pesquisa, passando de 66,1 para 67,8 pontos neste mês. O mesmo não se pode dizer da construção civil, que baixou de 68,1 em fevereiro para 67,1 em março. O indicador ficou estável na indústria de transformação, 66,3 pontos, com queda de 0,1 ponto em relação ao registrado em fevereiro.

Para realizar a pesquisa, a CNI ouviu 1.599 empresas (872 pequenas, 496 médias e 231 grandes) entre os dias 1º e 22 de março."

FONTE: reportagem de Daniel Lima publicada hoje (24/03) pela Agência Brasil.

Nenhum comentário: