sábado, 6 de fevereiro de 2010

SP: A CULPA É "DAS CHUVAS"?

"Calculado para as condições de impermeabilização do solo de 12 anos atrás, o Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê, de 1998, previa a construção de piscinões para reter 32 milhões de m3 de água em SP.Se cumprido, evitaria macroenchentes naquele padrão de ocupação do solo.

Quanto foi feito? Só um quarto, 25% do total, suficientes para conter apenas 8 milhões de m3. Os restantes 24 milhões de m3 --mais o efeito impermeabilização dos últimos 12 anos-- estão infernizando a rotina dos paulistanos há 45 dias, com perdas de vidas e de bens.

O PSDB de Serra, e ele próprio, governa SP há 16 anos; há três, o governador deixou de desassorear o Tietê adequadamente selando um futuro devastador para a maior metrópole da AL, feito de vazão declinante, impermeabilização crescente e déficit exponencial de piscinões.

O futuro chegou no verão do El Niño de 2010 sem que o 'eficiente administrador' tucano e seu partido tivessem tomado qualquer medida preventiva para mitigar o caos que eles mesmos criaram em uma década de meia no poder --até a manutenção das bombas da Sabesp negligenciaram. (Carta Maior e o futuro de um Brasil governado pela coalizão demotucana; com informações demolidoras do urbanista, não petista, Cândido Malta ao G1)."

FONTE: cabeçalho da 1ª página de hoje (06/02) do site "Carta Maior".

Nenhum comentário: