quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A SOLIDÃO DE FHC

"Solidão

No último ano do segundo mandato, o prestígio de FHC [PSDB/DEM-PFL] dava nos peitos dum peba, enquanto o de Lula [PT] alcança os píncaros da lua. Daí o receio de José Serra, se for mesmo candidato a presidente, de ser apontado como continuador de sua obra. Estava na moita, sem mesmo ter coragem de entrar na disputa. Saudoso dos holofotes, FHC veio a público propor o que Lula e o PT tanto queriam, que era a comparação dos dois governos. E que tanto lhes interessa.

Coragem

Não vejo nenhum parlamentar ou governador do PSDB ter coragem de defender o governo [tucano] de FHC. Nem mesmo seu dileto amigo, José Serra. Muito menos o último candidato de seu partido, Alckimin.

Além disso, qual é o senador ou deputado que está preparando cartazes com sua foto ao lado do ex-presidente, pedindo votos ao eleitor? Por que será que todos temem a companhia do ex-presidente? É por isso que ele, atendendo ao desejo de Lula e dos petistas de polarização, assumiu o comando da campanha eleitoral do PSDB? Para fugir da solidão e do despeito de ver, todos os dias, Lula, operário nordestino, aparecer (bem) nas manchetes internacionais e ser elogiado em todos os países do mundo?

Comparação

Claro que FHC não quer que se comparem os bons negócios da privatização que fizeram bilionário o símbolo de seu governo, o sócio de seus ministros, Daniel Dantas.

Nem que se lembre de como ele dizia que os brasileiros eram caipiras. Só ele, o poliglota, que sabe mais línguas estrangeiras que porteiro de hotel europeu, é superior aos outros compatriotas. E considerava vagabundos os aposentados, menos ele, que pouco trabalhou como professor universitário, mas correu atrás da aposentadoria devida ou indevida.

Por mim, peço a Deus nunca mais viver sob um governo como os oito anos dele no comando, levando o Brasil três vezes à falência. E deixando-nos, de quatro, diante dos credores internacionais para pagar dívidas contraídas por sua leviandade. Deus permita que jamais um FHC [PSDB ou DEM] volte a governar o País, com o sócio Sérgio Mota ou inspirado em suas lições."

FONTE: escrito por Lustosa da Costa em sua coluna de hoje (10/02) no Diário do Nordeste [entre colchetes colocados por este blog].

Nenhum comentário: