segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PRESIDENTE LULA ENTREGA HOJE 78 ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS

Presidente Lula entrega 78 escolas federais em 1 dia

"Calma... o presidente quer trabalhar e muito, mas não irá visitar 78 cidades em um único dia.

A inauguração de 78 escolas federais de educação profissional, contemplando todas as regiões do país, será de forma simultânea, em Brasília, de onde será transmitida para todo o país pelas TVs MEC e NBR, a partir das 17h.

Com as 63 escolas já entregues antes, desde o início de seu governo, o número de unidades da rede federal está sendo duplicado.

Até 2002, a rede contava com 140 escolas.

As novas escolas são fruto da política de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, implantada em 2005.

Outras 99 estão em obras e devem ficar prontas até o final do ano. O número total de escolas de educação profissional chegará a 380 até o final do ano, com mais de 500 mil vagas. Os investimentos ultrapassam a casa de R$ 1,1 bilhão.

As 78 escolas inauguradas nesta segunda-feira representam um investimento inicial de R$ 175 milhões, entre construção, equipamentos e mobiliário.

Dessas 78 unidades, 32 já estão em funcionamento, com mais de 8 mil estudantes matriculados. As demais começam a funcionar a partir de março.

Quando estiverem em pleno funcionamento, essas novas escolas poderão atender juntas a quase 100 mil alunos com cursos técnicos, licenciaturas e superiores de tecnologia.

Concursos para 8.900 profissionais de educação

Para garantir o funcionamento das novas escolas, os institutos federais realizarão concursos públicos para contratação de professores e técnicos administrativos. O Ministério do Planejamento já autorizou a abertura de concurso público para a contratação de 8,9 mil profissionais de educação, sendo 5 mil professores e 3,9 mil técnicos administrativos. Os cargos foram aprovados pelo Congresso Nacional."

FONTE: publicado hoje (01/02) no blog "Os amigos do Presidente Lula".

Nenhum comentário: