segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

LAMENTO POR MARINA


Lamento por Marina

Eduardo Guimarães

"Escrevo sobre a segunda pesquisa de intenção de voto consecutiva neste começo de ano que mostra que Dilma Rousseff e José Serra estão tecnicamente empatados, a pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes, feita pelo instituto Sensus.

Não há muito que dizer sobre essa segunda pesquisa, que apenas confirma a do instituto Vox Populi, divulgada na última sexta-feira. Com exceção de um dado que o Sensus detectou: a rejeição dos candidatos. Vejam, abaixo:

Rejeição dos pré-candidatos a presidente da República.

Pergunta: “Em quem você não votaria de jeito nenhum”

* 36,6% Marina Silva (eram 38,4% em novembro)
* 30,3% Ciro Gomes (eram 25,3% em novembro)
* 29,7% José Serra (eram 27,7% em novembro)
* 28,4% Dilma Rousseff (eram 34,4% em novembro)

É impressionante como fica claro que a população está entendendo o que está acontecendo. Dilma certamente foi beneficiada pelos ataques baixos e pela falta de respeito que tem recebido de seus adversários. Ter a rejeição mais baixa de todos os pré-candidatos combina com seu processo de ascensão.

Mas e Marina? Sendo uma candidata pouco conhecida e de vida limpa, como foi se tornar tão impopular?

Confesso que quando Marina se disse disposta a se candidatar a presidente, fiquei até animado. Não que pretendesse votar nela, mas achei bom ver uma mulher com uma história de vida como a dela ser uma das opções eleitorais. Elevaria o nível da disputa.

Qual não foi minha surpresa quando vi Marina, escandalosamente, converter-se em linha auxiliar de Serra, entoando seus discursos e adiantando a bola para ele chutar. Ela fez um papel ridículo na conferência do clima em Copenhague, confrontando um governo que serviu até há pouco.

Ao abrir fogo contra Dilma, Marina mostrou que se dispôs a uma jogada eleitoral suja.

É por isso que escrevo, para lamentar por Marina, por ela ter jogado tudo fora por pura ambição. Só o que me consola é saber que aqueles que a levaram no bico, que a corromperam, não alcançarão seus objetivos."

FONTE: escrito por Eduardo Guimarães e postado hoje (01/02) no seu blog "Cidadania.com".

Nenhum comentário: