segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

ÍNTEGRA DA ENTREVISTA DE DILMA EM JACUTINGA-MG

"Assessoria de Dilma divulga íntegra de entrevista da ministra em Jacutinga (MG)

A assessoria de imprensa da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, divulgou nota à imprensa neste final de semana com a íntegra da entrevista concedida pela ministra na cidade de Jacutinga (MG), na última sexta-feira (29).

Segundo a assessoria, a entrevista foi mal interpretada por alguns veículos de comunicação.

Leia a íntegra:

"Em entrevista a jornalistas que acompanharam a inauguração do gasoduto Paulínia-Jacutinga, na sexta-feira (29), em Minas Gerais, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, foi perguntada por repórter da Record News se já se considerava sucessora do presidente Lula. A pergunta aludia à intenção do presidente de deixar um conjunto de projetos, o chamado PAC 2, para o próximo presidente da República.

Primeiro, a ministra disse que o presidente Lula nunca escondeu a vontade de deixar um legado de projetos para o seu sucessor. Em seguida, falou que isto é uma demonstração de respeito com quem for assumir o cargo depois dele.

A repórter insistiu, perguntando se a ministra já se via como sucessora de Lula. Dilma respondeu que o presidente merece ter um sucessor à altura dele e que, se a escolhessem, gostaria de ser essa sucessora, mas que hoje não se considera como tal.

Alguns veículos de comunicação misturaram nas reportagens a fala da ministra na inauguração do gasoduto com a resposta à pergunta formulada pela jornalista em entrevista concedida depois, dando a entender, incorretamente, que a ministra se colocava como candidata.

Confira o trecho da entrevista coletiva da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em Jacutinga (MG):

Pergunta - (Record News) Voltando à estória do PAC, a senhora falou do PAC 2, dos objetivos. A senhora acredita que o presidente Lula vá conseguir atingir todos os objetivos ainda durante o governo dele, ou a senhora já se considera uma sucessora dele para colocar isto em prática?

Dilma - O presidente nunca deixou escondido que o PAC 2 é o legado dele para os próximos governos, sejam quem sejam. É isso que nós vamos deixar. Daqui pra frente, no Brasil, você vai olhar o governo pelo que ele fez e pelo que ele deixou para o próximo. Porque a gente tem de ter consideração com o próximo governo. E o Brasil não pode viver num soluço, né - você faz uma coisa, soluça e depois você faz outra. É possível até que o próximo governante não queira aquele, queira adaptar, mas pode sempre usar alguma coisa. É isso, é nesse sentido que a gente tá fazendo.

Pergunta - A senhora se considera uma sucessora?

Dilma -
Olha, eu acho que o presidente tem de ter um sucessor à altura do governo dele. Eu gostaria muito, se me escolherem, de ser sucessora. Não sou hoje.

Pergunta - (Flavio - O Globo) - Ministra, há uma grande divergência na cúpula do partido em relação à escolha do vice para uma eventual chapa encabeçada pela senhora. Eu queria saber se a senhora está ajudando a apagar esse incêndio e se a senhora está ajudando pró ou contra o Michel Temer?

Dilma -
Olha gente, você sabe o que é? É aquele negócio que o povo fala: não dá para botar a carroça na frente dos bois. Eu nem sou pré-candidata. Eu só serei pré-candidata, e isso não é uma questão formal, é uma questão duma escolha partidária, onde muita gente tá envolvido, não só uma, duas ou três pessoas. Então, quando concluído o congresso, eu serei candidata se o congresso me escolher. Agora, como é que eu, sem ser, vou dar palpite em quem vai ser vice. É a própria carroça lá na frente dos bois - o boi tá aqui atrás e a carroça tá lá na frente."

FONTE: disponibilizado pela assessoria de imprensa da Casa Civil da Presidência da República e postado hoje (02/01) no portal do PT.

Nenhum comentário: