domingo, 7 de fevereiro de 2010

FHC SAI DA TUMBA...PARA DESESPERO DE SERRA

"Incomodado, com seus aliados demo-tucanos, por não defendê-lo das críticas comparativas com o governo Lula, Fernando Henrique Cardoso não resistiu à vaidade, apesar de todas a recomendações de marqueteiros para escondê-lo.

Aproveitando que José Serra (PSDB) está literalmente atolado no alagão, às voltas com um apagão na Segurança Pública e com protestos contra pedágios abusivos, FHC decidiu "defender-se" com um artigo nos jornais deste domingo com o título “Sem medo do passado”.

O artigo é uma tentativa de falsear a história e tentar dizer que o governo dele não foi tão ruim assim.

Traz de volta a velha impostura demo-tucana de querer declarar que o que há de bom no governo Lula foi continuidade.

Não foi continuidade. Foi correção de rumos. Onde havia embrião de programas pífios ou meia-bomba (como o bolsa-escola), foram universalizados e ganharam valores mais dignos (como o bolsa-família). Diversos programas e projetos que só existiam na teoria ou eram pífios, tiveram que ser resgatados, como a volta do financiamento da moradia popular, a integração das bacias do São Francisco, recolocar ordem no sistema elétrico depois do apagão da privatização, reorganizar o transporte ferroviário.

Não vou repetir as baboseiras de FHC (no Portal "Vermelho" tem um resumo do blog do Josias), apenas lembrar das omissões de seu artigo. Ele "se esqueceu":

- do verdadeiro apagão;
- de ter quebrado o Brasil 3 vezes;
- de ter passado a herança maldita do acordo com o FMI para o governo Lula resolver;
- do altíssimo desemprego em seu governo;
- do arrocho salarial e de impostos (não corrigiu salários do funcionalismo nem a tabela de imposto de renda, conforme a inflação);
- do sucateamento do estado, incluindo escolas, unidades de saúde e Polícia Federal;
- da falta de abir uma única universidade federal;
- de abafar escândalos de corrupção, sucateando PF e impedindo CPI's a peso de ouro.
- da decadência do Brasil no cenário mundial;
- da queda do Brasil no ranking do PIB mundial;
- da restrição de crédito e de construção de moradias populares;
- do afundamento da plataforma P-36 da Petrobrás;
- da entrega de estradas esburacadas, sem manutenção;

E contestar o que ele considera um êxito:

- é um embuste dizer que a Vale privatizada paga mais impostos do que pagava dividendos quando era estatal, pois a China multiplicou as importações de ferro depois da privatização; portanto, se ela fosse estatal, estaria rentável do mesmo jeito, porém já teria investido mais em siderúrgicas no Brasil e teria encomendado navios no Brasil, gerando empregos e riquezas aqui, como faz a Petrobras, e a Vale só começa agora a fazer por pressão do governo Lula;

- outro embuste é a privatização da Telebras (uma roubalheira que deu prejuízo direto de R$ 11,7 bilhões). Se não tivesse privatizado, teríamos tarifas muito mais baixas do que as que pagamos hoje, muito mais gente teria acesso à telefonia fixa e à banda larga, e as remessas de lucros que hoje são enviadas para a Espanha e México seriam reinvestidos no Brasil. Isso sem contar a péssima qualidade dos serviços e atendimento das teles privadas, que temos hoje.

- da Petrobras nem se fala. O demo-tucano simplesmente entregou descobertas e patrimônio da Petrobras para petroleiras estangeiras de mão beijada, quase privatizou a PetrobraX, afundou a P-36 por cortes de custos, gerou desemprego aqui, quando encomendou plataformas e navios na Noruega e Singapura. E FHC ainda tem a cara de pau de querer pegar carona no sucesso atual da Petrobras.

Mas... fala FHC! Quanto mais FHC, de triste lembrança, falar e reavivar a memória do brasileiro, melhor para lembrar o risco que seria a volta de um demo-tucano, como José Serra (PSDB)."

FONTE: publicado hoje (07/02) no blog "Os amigos do Presidente Lula".

Nenhum comentário: