sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

EMBAIXADOR CHINÊS: "EUA USAM DUPLA MORAL NA QUESTÃO NUCLEAR"

"Ex-embaixador chinês no Irã argumenta que, como Pequim sofreu sanções, tem cautela ao aprová-las e prega diálogo com Teerã

Para Hua Liming, golfo pode virar "mar de fogo" se Irã for atacado, e reunião de Obama com o dalai-lama dificulta respaldo chinês a sanções

Para um dos maiores especialistas na relação China-Irã, as sanções precisam ser "o último recurso, pois as portas ao diálogo ainda estão abertas".

Ao criticar a pressão por sanções, o embaixador chinês Hua Liming, 70, que representou seu país em Teerã, acusa os EUA de "dupla moral" por perseguir o programa nuclear iraniano, mas colaborar com os de Israel, Paquistão e Índia.

Hua foi embaixador no Irã nos anos 90 e voltou ao país sete vezes em missões oficiais. Ele fez parte da primeira turma da Universidade de Pequim a se formar em farsi, o idioma iraniano, e foi intérprete para líderes chineses como Deng Xiaoping e Zhou Enlai.

Ele também foi diplomata em países como Afeganistão e Emirados Árabes Unidos. Hoje, é pesquisador do Instituto China de Estudos Internacionais. À Folha diz que a China é cautelosa ao aprovar sanções "porque já as sofreu no passado":

ÚLTIMO RECURSO

Segundo os regulamentos da ONU, as sanções são o último recurso contra um país. A China já foi vítima de sanções e de embargo ainda vigente contra a venda de armas para cá. Dá para resolver sem sanções. As portas do Irã ainda estão abertas ao diálogo. O tema principal é a hostilidade entre EUA e Irã. O Irã quer garantir sua segurança. Obama disse que buscava um diálogo sem condições prévias, mas isso não está acontecendo. É hora de passar das palavras à ação.

A China tem interesses econômicos, mas isso não é o quadro completo. Já votamos em três decisões contra o Irã. Como país em desenvolvimento, a China já foi vítima de sanções, então é muito cuidadosa ao aprovar sanções a um terceiro.

REAÇÃO FORTE

Todas as vezes que sanções foram aprovadas, o Irã reagiu de forma mais forte. Novas sanções vão provocar uma reação ainda mais forte. É contraproducente. Se as sanções forem só contra a Guarda Revolucionária, o impacto será o mesmo. O governo dirá aos iranianos que o país está sendo perseguido e fortalecerá sentimentos anti-EUA, anti-Ocidente.

DUPLA MORAL

Os EUA têm usado dupla moral na avaliação da produção de armas nucleares. Os EUA apoiaram Israel, Índia e Paquistão a produzirem as suas, assinaram programas de cooperação. O foco americano é frouxo quanto ao que Israel pode produzir, por exemplo. Os EUA são responsáveis por fazer a Coreia do Norte ou o Irã ambicionarem armas nucleares. Os dois se sentem inseguros por não terem armas nucleares e viverem a ameaça de invasão.

IRÃ POTÊNCIA

O Irã não é a Coreia do Norte e vê maiores razões para ter um programa nuclear. Ele se vê como uma potência regional, é um país com milênios de história e se sente e quer ser tratado como uma grande potência.

PETRÓLEO DO IRÃ

Além dos interesses econômicos, a China importou 23 milhões de toneladas de óleo em 2009 do Irã. Isso equivale a 11% do que a China importou no ano. É uma quantidade tremenda, que nenhum outro país da região tem capacidade para fornecer ou substituir de uma hora para outra. E China e Irã têm projetos conjuntos para exploração de gás.

Se Israel bombardear o Irã e os EUA apoiarem, as consequências afetarão o mundo inteiro, não só a China, pois 60% do petróleo do mundo passa pelo estreito de Ormuz, que pode ser fechado pelo Irã. O golfo pode virar um mar de fogo.

DIFÍCIL PARCERIA

A venda de armas para Taiwan ou o encontro de Obama com o dalai-lama [no dia 18] são eventos que afetam interesses nacionais chineses. A população e a mídia chinesas reagiram até mais fortemente que o governo a esses fatos. Não é correto conectar esses interesses com as sanções ao Irã, mas se Obama se encontrar com o dalai-lama, fica difícil querer a parceria da China nas sanções.

DEFESA PRÓPRIA

A China defende a não proliferação de armas nucleares e a destruição do arsenal. Se mais países tiverem armas nucleares, o que vai ser da Terra? É muito perigoso. Desde o primeiro teste nuclear chinês, em 1964, a China afirma que não vai usar a bomba para atacar países sem armas nucleares. Nosso arsenal só será usado em defesa própria.

Nosso orçamento militar cresce pelas exigências de defesa de um território enorme, com fronteiras extensas."

FONTE: reportagem de RAUL JUSTE LORES, de Pequim, publicada hoje (12/02) na Folha de São Paulo.

Nenhum comentário: