terça-feira, 26 de janeiro de 2010

"EDUCADOR DO ANO": ACADEMIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PREMIA MINISTRO HADDAD


"Fernando Haddad recebe prêmio de Educador do Ano 2009

O ministro da Educação, Fernando Haddad, foi agraciado segunda-feira (25) com "Prêmio Fernando de Azevedo - Educador do Ano 2009". Haddad recebeu a homenagem das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Lula, a premiação a Haddad é mais do que justa, porque ele está fazendo uma gestão exemplar e ajudando a mudar o patamar da Educação no País. Haddad, afirmou Lula, “vem conseguindo dar um novo sentido à atuação do Estado no que se refere à Educação”:

"Ninguém melhor do que vocês, que formam esta Academia, sabe da centralidade que a educação deve ocupar no conjunto de políticas públicas de uma Nação que tem por objetivo reduzir suas desigualdades sociais e regionais e viver um longo período de desenvolvimento sustentado. E é exatamente por este motivo que me sinto honrado e orgulhoso de ver um Ministro de Estado do meu governo ser escolhido – por unanimidade – como o Educador do Ano. Esta homenagem reafirma a minha convicção de que tomei a decisão acertada quando convidei Fernando Haddad para assumir a condução do Ministério em agosto de 2005", enfatizou o presidente durante a cerimônia.

O prêmio votado e concedido pelos 41 membros da Academia Brasileira de Educação. Ele tem por objtivo valorizar a atuação de educadores e profissionais da educação no Brasil.

O ministro está há sete anos à frente do Ministério da Educação (MEC) e durante esse período, que se estende pelos dois mandatos de Lula, ele defendeu mudanças e executou projetos para a educação nacional. Entre eles, estão a instituição do ensino fundamental de nove anos, o desenvolvimento de instrumentos de aferição, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e o estabelecimento de um piso nacional do magistério.

Também em 2009 o MEC implementou a primeira edição do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e garantiu o fim da incidência da Desvinculação das Receitas da União (DRU) sobre a educação.

Haddad faz doação do seu prêmio ao Haiti

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou durante a solenidade a sua decisão de doar às vítimas do Haiti os R$ 4 mil que recebeu pelo Prêmio Fernando de Azevedo Educador 2009.

Haddad agradeceu as homenagens transmitidas num breve vídeo sobre sua vida e carreira e aos membros da academia que, por unanimidade, o elegeram. O ministro lembrou que o prêmio reflete não um esforço individual, mas de toda uma equipe e a mudança de mentalidade do país em relação à educação.

"A Constituição de 88 representou, sim, uma mudança de postura fundamental em relação à educação. O governo duplicou os investimentos na área, com uma visão verdadeiramente sistêmica da educação no país. Mas nossa dívida com o povo brasileiro é enorme. Desperdiçamos quase 100 anos da nossa história sem olhar para o desenvolvimento humano e a educação. É possível encontrar mesmo nos fins de semana pessoas trabalhando no Ministério da Educação, para atingirmos as metas que propomos e para que a excelência seja a marca do nosso sistema educacional.”

FONTE: publicado hoje (26/01) no portal do PT com informações de agências de notícias [imagem obtida hoje no "Blog do Planalto"].

Nenhum comentário: