quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CLINTON EM DAVOS: "EXTRAORDINÁRIO E MAGNÍFICO O APOIO BRASILEIRO AO HAITI"

Clinton elogia Brasil por atuação no Haiti

"A ajuda prestada pelo Brasil ao Haiti foi alvo de elogios hoje (28) na sessão extraordinária realizada no 40º Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça). O ex-presidente dos Estados Unidos e representante da Organização das Nações Unidas (ONU), Bill Clinton, classificou como “extraordinário” e “magnífico” o papel desempenhado pelo governo brasileiro no apoio ao Haiti desde o primeiro terremoto, no começo deste mês.

“[A atuação do Brasil representa] um trabalho extraordinário. O Brasil tem desempenhado um papel magnífico no apoio ao Haiti”, disse Clinton, na abertura da sessão, sendo aplaudido pelos presentes. O ex-presidente disse ter feito a referência ao Brasil aproveitando que o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, estava presente.

O governo brasileiro mantém cerca de 1,2 mil homens nas Forças de Paz no Haiti, também há um hospital de campanha sob coordenação de profissionais do Brasil e apoio militar nas áreas de engenharia, segurança e saúde.

Em decorrência do terremoto, o Brasil perdeu 18 militares, a coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns Neumann, e o segundo no comando das Nações Unidas no Haiti, Luiz Carlos da Costa, entre outros.

Porém, o apoio do Brasil ao Haiti é histórico. Foi o governo brasileiro que comandou a primeira unidade da Missão das Nações Unidas para o Haiti (Minustah) sob orientação do general de divisão brasileiro Augusto Heleno Ribeiro Pereira.

Em 2004, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu uma partida de futebol entre as seleções do Brasil e do Haiti. O evento esportivo, com apoio da Federação Internacional de Futebol (Fifa), a disputa chamou a atenção internacional. A seleção brasileira venceu a disputa por 6 a 0."

FONTE: reportagem de Renata Giraldi publicada hoje (28/01) pela Agência Brasil.

Nenhum comentário: