segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

CAFÉ COM O PRESIDENTE: INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E HAITI

"No programa desta semana, o presidente Lula tratou de dois assuntos: inovação tecnológica e Haiti.

Comentou os investimentos feitos em educação e inovação tecnológica promovidos pelo governo, com destaque para a produção de etanol, que pode ajudar o mundo a ter uma matriz energética menos poluente e a gerar empregos em países africanos e latino americanos.

Falou sobre a inauguração da primeira termelétrica a etanol feita pela Petrobras em parceria com a GE e do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), em Campinas (SP), que vai pesquisar aquilo que ainda não foi pesquisado na questão do etanol.

'Eu estou convencido, estou convencido de que o Brasil está no caminho certo, de que o Brasil está fazendo as coisas que todo mundo deveria fazer. Os países ricos terão que seguir a trajetória do Brasil e mudar um pouco a sua matriz energética na questão de combustível, sobretudo porque todo mundo tem compromisso com o Protocolo de Quioto. A Europa já tem o compromisso de, até 2020, colocar 10% de etanol na gasolina, e eu acho que tudo isso vai permitir que a gente possa desenvolver, em parceria com os países ricos, essa nova matriz que o Brasil tem tecnologia, tem experiência, porque desde [19]75 que nós produzimos etanol, para que o mundo seja menos poluído do que ele é hoje.'

Lula falou ainda sobre a homenagem aos militares mortos no Haiti, realizada na Base Aérea de Brasília, uma das grandes emoções de sua vida:

'Eu te confesso que poucas vezes eu fiquei emocionado como eu fiquei no velório daqueles soldados, porque eram pessoas que estavam no Haiti para prestar solidariedade, pessoas que estavam dedicando a sua vida para tentar ajudar as pessoas mais pobres, as pessoas que estavam mais deserdadas no Haiti. Por isso é que eu fiquei emocionado, porque muitos daqueles jovens estavam para voltar dentro de dois ou três dias quando aconteceu o terremoto e eles morreram. Você sabe que além da solidariedade, nós estamos mandando ao Congresso Nacional um projeto de lei garantindo a cada família R$ 500 mil de indenização e uma bolsa-educação de R$ 510 para cada dependente até 24 anos. É o mínimo que a gente pode fazer para ajudar a família dessas pessoas que estavam e estão desesperadas, e pessoas que estavam lá defendendo e honrando a bandeira nacional.'

FONTE: publicado hoje (25/01) no "Blog do Planalto".

Nenhum comentário: