terça-feira, 29 de dezembro de 2009

2010 CONSOLIDARÁ PROGRAMAS E OBRAS DO GOVERNO

Ministro diz que 2010 vai consolidar programas e obras

"O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou durante o programa Bom Dia Ministro, nesta terça-feira (29), que está otimista em relação a 2010. Segundo ele, será um ano para consolidar os programas e obras já iniciados. Ele lembrou que a previsão de receitas no próximo ano é melhor que em 2009, quando houve uma queda na arrecadação como reflexo da crise financeira.

Bernardo disse que a legislação eleitoral restringirá as ações do governo a partir de 30 de junho de 2010, mas não impedirá a continuidade dos investimentos. O ministro disse que a tendência é que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tenham um ritmo de execução maior em 2010.

Segundo ele, a legislação eleitoral proíbe a assinatura de convênios para repasse de recursos para Estados e municípios e o lançamento de novos programas sociais, mas que o governo já fixou este ano os reajustes necessários para que o Bolsa Família, salário mínimo e a merenda escolar passem por 2010 sem novas discussões de aumentos.

Ele afirmou também que não há descontrole nos gastos públicos. O ministro admitiu que "houve uma recuperação" da folha de salários do funcionalismo público a partir de 2005, mas avaliou que o crescimento econômico dos próximos anos tende a diminuir o peso do custo com pessoal.

"O crescimento econômico tende a tornar menor a conta de pessoal. O presidente Lula já disse que daqui pra frente a prioridade será o investimento", afirmou. Ele garantiu que o aumento dos gastos públicos nos últimos anos não trará nenhum problema para o próximo governo, em 2011."

FONTE: publicado hoje (29/12) no portal "Vermelho".

Nenhum comentário: