quinta-feira, 26 de novembro de 2009

FIESP: ATIVIDADE DA INDÚSTRIA PAULISTA SUBIU 1,6% EM OUTUBRO

A atividade industrial paulista cresceu pelo segundo mês consecutivo em outubro

"A atividade da indústria paulista subiu 1,6% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). Na série sem ajuste, o INA cresceu 4,5%.

Na comparação com outubro de 2008, o indicador apresentou redução de 4,6%. No acumulado do ano, o indicador de atividade do setor teve queda de 11,6%. Nos últimos 12 meses, o nível de atividade teve variação negativa de 11,2%.

As entidades revisaram o indicador do mês de setembro de alta de 4,3% para 3,6%, na comparação com agosto, nos dados com ajuste sazonal. Sem ajuste, passou de acréscimo de 2,7% para 1,5%.

O nível de utilização da capacidade instalada, que mensura o uso de máquinas e equipamentos nas indústrias, ficou em 83,1% em outubro, contra 82,6% registrado em setembro e 83,9% contabilizado no mesmo mês do ano passado.

O levantamento da Fiesp e do Ciesp mostrou ainda que o total de salários pagos em outubro, já descontada a inflação do período, teve alta de 1,2% ante setembro. No confronto com igual intervalo no ano passado, houve alta de 1,75.

Já as horas trabalhadas na produção subiram 2,5% sobre setembro e caíram 9,2% ante o mesmo mês de 2008. As vendas reais da indústria, por sua vez, caíram 0,7% no comparativo com setembro e 1,2% ante outubro do ano passado."

FONTE: reportagem de Giuliana Valonne, da Folha Online, publicada hoje (26/11) no portal UOL [exceto o 1º parágrafo, colocado por este blog com informação da Reuters].

Nenhum comentário: