quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PETROBRAS: HÁ ASFALTO PARA O MERCADO



"Com relação às notícias veiculadas ontem, terça-feira (27/10), sobre uma suposta falta de cimento asfáltico de petróleo (CAP) para obras do PAC no Nordeste, a Petrobras esclarece que não está faltando produto em suas refinarias para as distribuidoras.

A capacidade de produção da Petrobras é de 3 milhões de toneladas/ano enquanto a demanda total prevista para as obras do PAC é de 2 milhões e 400 mil ton/ano. Além disso, a Petrobras, aproveitando o aquecimento da demanda, está realizando um teste piloto de importação de CAP visando maior tranquilidade operacional. A primeira carga de 7 mil toneladas chega no final do mês e a segunda, de 9 mil toneladas em novembro, ambas destinadas à Lubnor, unidade de refino da empresa no Ceará.

A Lubnor está no limite de sua capacidade de produção de CAP. Como as retiradas do produto pelas distribuidoras na unidade são maiores do que a produção, além da complementação da refinaria da Bahia (Rlam), a Petrobras disponibilizou mais CAP em suas refinarias do Rio de Janeiro (Reduc), Minas Gerais (Regap) e São Paulo (Revap). Para que as distribuidoras não tenham aumento no custo em função do frete, a Petrobras está dando o desconto proporcional no preço do produto."

FONTE: publicado no blog "Fatos e Dados" da Petrobras.

Nenhum comentário: