domingo, 26 de julho de 2009

NOTÍCIAS SOBRE COREIA DO NORTE SÃO MANIPULADAS, DIZ EMBAIXADOR

“O embaixador da Coreia do Norte no Brasil, Pak Hyok, criticou, nesta sexta-feira (24), a manipulação das informações sobre o seu país e a ideia que tentariam passar de que a nação seria um risco à paz. Durante a abertura da 2ª Assembleia Nacional do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), ele afirmou que seu país não tem a intenção de atacar nenhum outro, mas apenas trabalha para ampliar seu potencial defensivo, já que tem como vizinhos vários países fortemente armados e é alvo de "ameaças dos Estados Unidos".

Hyok avaliou que o lançamento do satélite coreano, que ocorreu no dia 5 de abril, “é um direito legítimo de um país independente”. A atitude foi questionada e levada ao Conselho de Segurança da ONU, que condenou a atitude.

“Nosso governo recusa energicamente essa condenação. Achamos que o presidente do conselho deveria pedir desculpas. Mas passou mais de um mês e não tivemos resposta”, colocou, afirmando que as notícias sobre sua nação sõ devirtuadas.

O embaixador afirmou que o recente teste nuclear que a Coreia fez teve caráter defensivo, com o objetivo de garantir a soberania nacional. E disparou, sob aplausos da plateia: “Nós fizemos o segundo teste nuclear. Até agora, no planeta, foram feitos 2054 testes nucleares, dos quais, 99,9% foram feitos pelos membros permanentes do Conselho de Segurança”

Ele rechaçou a ideia de que a coréia ameace quem quer que seja e pediu uma análise mais atenta à posição de seu país. “Temos fronteira com a China, Rússia, Japão, Coreia do Sul. No Japão e no Sul da Coreia estão estacionadas tropas norte-americanas, há o guarda-chuva nuclear dos EUA. A China e a Rússia também têm armamento nuclear. O único que não tem proteção é a Coreia”, comparou.

Segundo Hyok, a Coreia é um país pequeno, sob constante ameaça norte-americana. “Eles querem acabar com nosso sistema político e ideológico porque é diferente do deles. Nós não obedecemos nem damos atenção às palavras dos EUA”, declarou. O coreano, então, questionou: “O que temos que fazer para nos defendermos? Se um inimigo que nos ameaça possui armamento nuclear, temos que enfrentar com armamento nuclear”, colocou, afirmando que “o povo da Coreia ama a paz”.

O embaixador lembrou que no próximo dia 27, será o 56º aniversário da assinatura do cessar fogo da guerra da Coreia, mas que, apesar disso, permanece a tensão na península. “Nós queremos conquistar um acordo de paz duradoura, mas os Estados Unidos estão impedindo, porque querem expandir sua dominação por toda a Coreia”, ressaltou, defendendo a retirada das tropas norte-americanas do sul da coréia, para que a península possa resolver sem interferência as suas questões internas.

Hyok destacou que as relações entre Coreia e Brasil se desenvolveram bastante nos últimos anos, a exemplo da criação da embaixada do Brasil em seu país. Ele também elogiou esforços do governo brasileiro na garantia da “integridade regional e contra todo o tipo de dominação”.

FONTE: site “Vermelho”, em 25/07/2009.

Nenhum comentário: