segunda-feira, 27 de julho de 2009

ÍNDIA LANÇA PRIMEIRO SUBMARINO NUCLEAR CONSTRUÍDO NO PAÍS

“A Índia lançou neste domingo o seu primeiro submarino nuclear, o INS Arihand, tornando-se o sexto país do mundo a integrar este seleto clube.

Pesando cerca de 6 mil toneladas e com capacidade de lançar mísseis contra alvos a uma distância de 700 quilômetros, o submarino foi apresentado pelo primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, em uma cerimônia no porto de Visakhapatnam, no sudeste do país.

A embarcação foi construída inteiramente na Índia, mas com ajuda da Rússia, e passará por testes nos próximos anos antes de ser utilizada em operações militares. Um segundo exemplar deve ser terminado em breve.

Em seu discurso, Manmohan Singh disse que a Índia não alimenta ambições de agredir nenhum de seus vizinhos, mas que há cada vez mais "ameaças" no mar da região.

"Temos a incumbência de tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança de nosso país e nos mantermos atualizados com os avanços tecnológicos mundiais", afirmou.

O repórter da BBC em Nova Déli Sanjoy Majumder disse que o lançamento do Arihant é um sinal claro da tentativa indiana de equilibrar a poderio militar da China, hoje potencia naval na região.

Para o repórter, o submarino agregará uma "terceira dimensão" à capacidade defensiva indiana. Até agora, o país só era capaz de lançar mísseis balísticos no ar e na terra.

A embarcação indiana poderá levar cem marinheiros e permanecer subaquático por um longo período de tempo, aumentando suas chances de permanecer sob sigilo.

Hoje, os submarinos indianos precisam voltar à superfície frequentemente para recarregar as baterias.

Com o anúncio, a Índia entra para o seleto clube dos países com capacidade de construir submarinos nucleares, formado por Estados Unidos, Rússia, França, Grã-Bretanha e China.

No fim do ano passado, o Brasil assinou com a França um acordo que, entre outras cláusulas, prevê cooperação militar com fim de assistir a Marinha brasileira a construir o seu próprio submarino nuclear.

Isto faria com que o Brasil se tornasse o primeiro país da América do Sul a possuir a tecnologia, fato que analistas destacaram como uma grande vantagem militar em comparação com o resto do continente.”

FONTE: portal UOL, em 26/07/2009, com informações da agência britânica de notícias BBC.

Nenhum comentário: