quinta-feira, 30 de julho de 2009

GOVERNO ESPERA RETOMADA DO CRESCIMENTO NO 2º SEMESTRE

“O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que a avaliação dos integrantes da coordenação política do governo, que reúne o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros, é de que haverá uma retomada do crescimento econômico no segundo semestre.

"Estamos convictos de que vamos ter uma situação de retomada muito boa da economia no segundo semestre, devendo chegar ao final do ano com um crescimento em ritmo já perto de 3,5%, 4%. Vocês sabem que na média vai ser menor que isso, estamos prevendo crescimento de 1%, mas de fato está muito animador", disse o ministro.

Na reunião, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez um relato sobre o panorama econômico e disse que as previsões do governo para a economia se confirmaram com os maus indicadores do primeiro semestre, causados pela crise econômica internacional. No segundo semestre, avaliou, deve haver uma retomada considerável da economia.

CONSUMO INTERNO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mostrou otimista com o quadro econômico do País, de acordo com o ministro. Segundo Bernardo, Lula avaliou que o consumo interno tem sido fundamental para reduzir os efeitos da crise no Brasil. O presidente também manifestou preocupação com as exportações brasileiras durante a reunião de coordenação política.

"Ele manifestou preocupação com setores exportadores e que temos que reforçar nosso esforço de exportar mais para a América Latina, África, Ásia e China, principalmente", disse Bernardo.”

FONTE: informação da Agência Brasil publicada no site “Vermelho” em 28/07/2009.

Nenhum comentário: