segunda-feira, 29 de junho de 2009

SOB O REGIME TALIBÃ O NARCOTRÁFICO AFEGÃO TEVE O SEU PIOR MOMENTO

PORÉM, APÓS A INVASÃO NORTE-AMERICANA, O AFEGANISTÃO TORNOU-SE FLORESCENTE PRODUTOR DE ÓPIO.

EUA CONCLUEM QUE SUA POLÍTICA ANTIDROGAS SÓ AJUDOU O TALIBÃ


“Os Estados Unidos anunciaram uma nova política para o narcotráfico no Afeganistão, hoje um florescente produtor de ópio. Disseram em Trieste (Itália), neste sábado (27), que estão trocando os esforços pela erradicação da papoula (matéria-prima do ópio) pela interdição da roga, combinada com programas de estímulo a outros cultivos. ''A erradicação é perder dinheiro'' e ''só ajudou o Talibã'', admitiu Richard Holbrooke, enviado dos EUA ao país militarmente ocupado desde 2001.

''Os programas de erradicação não estavam funcionando'', disse Holbrooke, à Associated Press. Segundo ele, a erradicação só serviu para atirar os agricultores nas mãos dos talibãs.

''Erradicação é um desperdício de dinheiro'', disse Holbrooke à margem de um grupo de oito ministros dos negócios estrangeiros ''reunião sobre o Afeganistão, onde ele disse que tinha sido recebida calorosamente, em especial pelas Nações Unidas.

O Afeganistão tornou-se o principal fornecedor mundial de ópio e heroína, cultivando 93% da produção mundial de sua matéria-prima. Em um relatório divulgado no início desta semana, o escritório das Nações Unidas disse que esse cultivo recuou 19% no ano passado, mas ainda estava concentrado em três províncias do sul onde a insurgência Talibã é mais forte.

Holbrooke lamentou que a política anterior dos EUA, com ênfase em programas de erradicação do cultivo, não reduziu ''em um dólar sequer'' o dinheiro que o Talibã obteve da produção de ópio. ''Ela só ajudou o Talibã'', lastimou – embora seja reconhecido que foi sob o regime talibã que o narcotráfico afegão teve o seu pior momento.

''Estamos essencialmente promovendo a gradual supressão de nosso apoio à erradicação e usando o dinheiro na interdição, em aplicar a lei e em culturas alternativas'', disse ele à AP. ''Esta é a grande mudança em nossa política'', disse ainda; ''foi amplamente aceito como a coisa certa a fazer.''

G8 DEBATE QUESTÃO AFEGÃ

A agricultura foi uma dos temas da reunião do G8 (grupo dos sete países mais ricos do mindo, mais a Rússia) neste sábado sobre o Afeganistão. Um rascunho da declaração final do G8 diz que o desenvolvimento agrícola seria ''a chave para o futuro do Afeganistão e do Paquistão bem como outros países da região. ''

O texto faz um apelo por uma ''cooperação agrícola ampliada, que poderá conduzir ao desenvolvimento rural, segurança alimentar, crescimento do emprego e da renda, alternativas ao cultivo da papoula e, em última instância redução das tensões na região.''

Segyndo Holbrooke, a ''comunidade internacional'' não tem como alvo os camponeses afegãos, apenas os militantes talibãs que compram as suas safras. ''Os agricultores não são nossos inimigos, só estão expandindo a lavoura para ganhar a vida'', disse ele. O inimigo ''é o sistemada droga; a política dos EUA estava jogando as pessoas nas mãos dos talibãs'', comentou.”

FONTE: site “Vermelho”, em 28/06/2009.

Nenhum comentário: