terça-feira, 23 de junho de 2009

BANCO MUNDIAL PREVÊ QUE PIB DO BRASIL CAIRÁ MENOS QUE A MÉDIA DA AL

ECONOMIA DO PAÍS DEVE APRESENTAR RETRAÇÃO DE 1,1% NESTE ANO.

NA AL, PROJEÇÃO É DE QUEDA DE 2,2%; PARA 2010, PREVISÃO É DE ALTA.


“O Banco Mundial divulgou relatório nesta segunda-feira (22), em Washington (EUA), em que prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil tenha queda menos acentuada que a média da economia na América Latina.

Segundo a instituição, a economia brasileira deve apresentar retração de 1,1%, enquanto a região deve ter retração de 2,2%.

O relatório diz que o Brasil é mais resistente aos choques externos de demanda do que muitas outras economias da América Latina, dada a fatia menor do comércio no PIB, e tem mais espaço para a promoção de políticas monetárias expansionistas.

2010

Para o ano que vem, as projeções são mais otimistas. A previsão do Banco Mundial é que a economia brasileira cresça 2,5%. Na América Latina, a alta deve ser de 2%.

Na visão da instituição, um dos principais riscos que os países da América Latina e do Caribe enfrentam é uma recessão mais profunda e prolongada do que o esperado nas economias avançadas, o que pressionaria as receitas com exportação da região.

Além disso, a desalavancagem adicional de bancos de países de renda elevada dificultaria a rolagem de dívida de curto prazo.

O Banco Mundial estima que as necessidades de financiamento externo da região atingirão US$ 268 bilhões este ano.

A instituição, que havia anunciado uma previsão de retrocesso de 3% para o PIB mundial, revisou os cálculos e situou a contração global em 2,9%.

O banco prevê ainda para este ano uma queda de 9,7% do volume do comércio mundial.

OCDE

As maiores economias do mundo vão se contrair em 2009 e o problema do desemprego vai prolongar-se, disse Angel Gurria, diretor da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nesta segunda-feira. A OCDE reúne 30 países desenvolvidos.

"Vemos um 2009 muito difícil, com crescimento negativo na área da OCDE. Os problemas do desemprego vão continuar se estendendo", disse ele.

"Quando a economia começar a crescer de novo, o emprego ainda estará diminuindo. Quando você tem uma queda muito forte e profunda do emprego, são necessários anos para que ele se recupere."

A OCDE projeta um declínio de 4,3% para os 30 países do bloco neste ano e uma variação negativa de 0,1% em 2010.”

FONTE: portal G1 em 22/06/2009

Nenhum comentário: