sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

VALE ENCOMENDA 49 NAVIOS A ESTALEIROS NO BRASIL E VAI GERAR 2.370 EMPREGOS

A agência norte-americana de notícias Reuters divulgou a seguinte reportagem de Denise Luna:

“Em meio a críticas do Palácio do Planalto sobre as 1.300 demissões realizadas no ano passado, a Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, anunciou nesta quinta-feira que vai encomendar 49 embarcações a estaleiros nacionais e gerar 2.370 empregos diretos e indiretos.

A empresa informou em comunicado que a encomenda tem por objetivo a construção de 15 novos rebocadores (embarcações que auxiliam nas operações de manobra dos navios) e dois comboios fluviais (32 barcaças e dois empurradores no total).

"Com as encomendas, a Vale pretende atender ao crescimento da demanda pelos serviços da Logística nos próximos anos", disse a companhia.

Segundo a Vale, o aumento da demanda estaria em parte relacionada à entrada em operação do Píer 4, em Ponta da Madeira (MA), em 2011.

Os rebocadores, voltados principalmente para o transporte de minério de ferro, serão adicionados à frota atual, hoje com 14 embarcações depois da companhia ter optado por vender parte da frota de navios da Docenave, empresa de navegação da Vale, no início desta década.

Onze rebocadores serão construídos no estaleiro Detroit, em Navegantes(SC) e outros quatro em Aracaju(SE), no estaleiro Santa Cruz.

"Somente com a construção dessas embarcações serão gerados 1.530 novos empregos, entre diretos e indiretos", destacou a Vale.

Os rebocadores custarão R$ 276,3 milhões e vão operar no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, e no Complexo de Tubarão, no Espírito Santo. A primeira entrega está prevista para este ano e os demais rebocadores serão entregues até 2011.

As 32 barcaças e os dois empurradores custarão R$ 122,3 milhões e serão construídos no estaleiro Rio-Maguari, em Belém (PA). Essa frota irá atender à mina de Urucum, em Corumbá (MS), transportando minério na rota Brasil-Paraguai e Brasil-Argentina, disse a Vale.

"Esta encomenda vai gerar 600 empregos diretos, podendo chegar a 700 no pico da construção, além de outros 140 empregos indiretos", destacou novamente a mineradora.

Segundo notas na imprensa brasileira, o presidente da Vale, Roger Agnelli, teria um encontro nesta quinta-feira com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o que não foi confirmado pela assessoria da Vale, que afirmou não divulgar a agenda de Agnelli."

Nenhum comentário: