quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

DA AZIA À MÁ DIGESTÃO

O site “Direto da Redação” ontem postou o seguinte artigo do jornalista Mair Pena Neto:

“Por mais inadequada que tenha sido a declaração do presidente Lula de que não lê jornais para não ter azia, a reação de boa parte da imprensa, visivelmente incomodada com a ironia, foi de desqualificação e rancor, quando deveria suscitar a reflexão sobre a relevância dos jornais se são, de fato, ignorados pelo presidente.

Espaço foi dado a personagens sem importância, questionando como o presidente poderia conduzir o país e enfrentar a crise sem ler os jornais. Tentou-se apresentar o presidente como inapto para o cargo ou como um ditador que não tolera críticas, quando a realidade é bem diferente. Lula navega numa aprovação de 80% e está envolvido no debate de todas as grandes questões da atualidade, da liberalização do comércio à reforma das Nações Unidas, do combate ao terrorismo à crise financeira global.

Em telefonema a Lula, em novembro, o novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama disse que o Brasil é um líder mundial. Pesquisa do Latinobarômetro, do Chile, no mesmo mês, apontou Lula como o ibero-americano mais bem avaliado, à frente do rei Juan Carlos e do primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero.

“Lula colocou o Brasil no cenário internacional e a América Latina foi junto e reconhece isso”, comentou a diretora do Latinobarômetro, à época. O Banco Mundial também já classificou Lula como um dos grandes líderes do mundo.

Portanto, seria um equívoco apresenta-lo como despreparado por não ler os jornais. A imprensa brasileira não gosta de crítica e tende a reagir corporativamente. Mas se o presidente não lê os jornais e é considerado um líder tão importante, alguma coisa pode estar errada com eles. Talvez Lula não veja nos jornais a pluralidade e o debate importante da realidade brasileira, que poderia ajudar em suas decisões.

Talvez identifique uma oposição sistemática a ele que o leva a recorrer a outras fontes de informação.

Lula não é o dono da verdade, mas se pensou assim não teria passado tão longe dela.

Os jornais são, em geral, uniformes na visão do atual governo e, em muitos casos, até preconceituosos. Sem falar de uma atuação muitas vezes tendenciosa nos processos eleitorais, invariavelmente contrária a Lula.

A azia de Lula provocou má digestão na imprensa, que vomitou suas críticas habituais. O sal de frutas poderia ser uma revisão da cobertura política, com análise profunda dos prós e contras, para que os jornais voltem a ser leitura indispensável de qualquer líder político.”

2 comentários:

Paulo Nei disse...

Eu lí na íntegra a entrevista do Presidente e concordei com ele em tudo o que disse sobre a imprensa.
Na verdade ele está sim muitíssimo bem informado e tem uma opinião corretíssima sobre a grande mídia.
Tanto que não dá a menor bola para o que ela diz e é quem é aos olhos do mundo!

Fiquei ainda muito satisfeito em saber que minha decisão de não passar nem perto de publicações da Editora Abril, Estadão, Folha de São Paulo, Globo (escrita, radiofônica e televisiva) e demais congêneres vão de encontro a sabedoria do lider máximo da nação!

Desliguei-me do mundo que eles vêem e teimam em querer apresentar que hoje sinceramente me considero um cidadão melhor informado e muito feliz da vida!

Parabéns Excelentíssimo Presidente Lula.

Unknown disse...

Paulo Nei,
O Presidente Lula demonstra inteligência e percepção indiscutivelmente acima do normal. Certamente, escolheu para ler e analisar as notícias as pessoas em que ele confia. Saber escolher assessores também é sapiência. Concordo com os seus parabéns para o Presidente Lula!
Maria Tereza