quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

NO RIO DE JANEIRO, SARKOZY LANÇA O "ANO DA FRANÇA NO BRASIL"

O jornal francês Le Monde, em texto de Jean-Pierre Langellier, ontem publicou (li no UOL, com tradução de Luiz Roberto Mendes Gonçalves):

“Entre Paris e Brasília, 2009 será uma data ímpar. Ela verá a implementação de uma série de acordos de cooperação, principalmente militares, que o presidente Nicolas Sarkozy e seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, deverão assinar no Rio nesta terça-feira, 23. Na ocasião, os dois chefes de Estado lançarão o "Ano da França no Brasil", uma série de eventos culturais e artísticos, mas também científicos, econômicos e esportivos, que visam reforçar a "parceria estratégica" entre os dois países. Ele terá como logotipo oficial: "França.br 2009"..

Em 2005 a França hospedou um "Ano do Brasil" coroado de grande sucesso. Quatro anos depois o Brasil retribui. Cerca de 700 projetos franco-brasileiros foram aprovados.

Além de sua viabilidade financeira, garantida pelas instituições e pelo patrocínio de dezenas de empresas, eles foram escolhidos em função de três critérios: a diversidade de gêneros, a descentralização e uma divulgação máxima.

"Mais de 80 cidades estão envolvidas em todo o país", salienta o curador brasileiro, Danilo Santos de Miranda. "Vamos atingir um público enorme. Desejamos também que esses eventos tenham um efeito contagiante e deixem uma marca duradoura, além de 2009." A curadora francesa, Anne Louyot, felicita-se porque no imenso Brasil os 26 estados federados e os municípios tomaram a iniciativa de propor projetos. O presidente da curadoria francesa, Yves Saint-Geours, resume o objetivo almejado: "Queremos mostrar aos brasileiros a França de hoje, uma França moderna, aberta e multicultural".

Haverá para todos os gostos, portanto. A pintura, com exposições de Fernand Léger, Henri Matisse ou Marc Chagall; a fotografia, com obras de Robert Doisneau, Sophie Calle e Pierre Verger; a ópera, com seis apresentações no Teatro Amazonas em Manaus; o teatro, com uma peça de Bernard-Marie Koltès; o cinema, com um festival de filmes mudos; a moda, com coleções de Christian Lacroix, Thierry Mugler e Yves Saint Laurent; a literatura e a edição com feiras do livro e uma exposição sobre a língua francesa. Sem esquecer a cooperação universitária, uma centena de colóquios e debates, arquitetura, música clássica, jazz, circo e artes de rua.

A temporada "França.br 2009" começará em 21 de abril em Ouro Preto (Minas Gerais) e no Rio de Janeiro, com um espetáculo pirotécnico na lagoa Rodrigo de Freitas. E terminará em 15 de novembro de 2009 em São Paulo. Em 7 de setembro Sarkozy assistirá à comemoração da independência do Brasil. No dia seguinte, festividades ocorrerão em uma localidade simbólica: São Luís, capital do Maranhão, a única cidade brasileira fundada por franceses, em 1612.”

Nenhum comentário: