quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

ENTREVISTA COM PARAG KHANNA: FALTA AMBIÇÃO PARA BRASIL SE TORNAR SUPERPOTÊNCIA

Li ontem no jornal Folha de São Paulo entrevista realizada por Sérgio Dávila de Washington.

O entrevistado, em 2008, foi eleito uma das 75 "pessoas mais influentes do século 21" pela revista norte-americana "Esquire". A revista "Wired" o colocou na "lista dos inteligentes" do ano. Agora, prepara o livro "How to Run the World" (Como Comandar o Mundo).

PARA CONSULTOR DE POLÍTICA EXTERNA DE BARACK OBAMA, CONTUDO, PAÍS INFLUENCIA DESTINO DE SUPERPOTÊNCIAS, COMO EUA E CHINA.

“Nome ascendente , o americano de origem indiana crê que Obama terá menos ferramentas para influir no mundo -pela crise e o fracasso militar. Dirige o New America Foundation e é autor de "The Second World -Empires and Influence in the New Global Order" [O Segundo Mundo - Impérios e Influência na Nova Ordem Global].

No novo mundo que espera o presidente eleito Barack Obama, a crise econômica que assola os EUA fará o país ter menos ferramentas não-militares de persuasão em sua política externa, o chamado "soft power" (poder suave, expressão cunhada por Joseph Nye, da Universidade Harvard).

Nesse mundo multipolar, ganham importância os países de "Segundo Mundo", como Brasil e China. E isso não segundo a definição clássica, da Guerra Fria, que usava o termo para os países na órbita da então União Soviética, mas no conceito de Parag Khanna, norte-americano de origem indiana que, aos 31 anos, é a nova estrela entre analistas de política externa.

São países com características de Primeiro e Terceiro mundos. Khanna falou à Folha por telefone. Leia abaixo trechos da conversa:

FOLHA - O SR. DEFENDE A REDEFINIÇÃO DOS TERMOS PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO MUNDOS. CHAMA OS QUE FAZEM PARTE DO GRUPO DO MEIO DE "PAÍSES EM TRANSIÇÃO", COMO O BRASIL. PODE AMPLIAR O CONCEITO?

PARAG KHANNA - Os países do Segundo Mundo estão presos nesse grupo em termos socioeconômicos. O que os define é como lidam com a globalização, se são capazes de capitalizar as oportunidades do mercado global -como acredito que o Brasil é- ou se são vitimados por esse mercado global -como acredito que muitos países são.

Os países de Segundo Mundo são os que têm divisões internas, com características de Primeiro Mundo e de Terceiro Mundo, como China e Brasil.

Ambos são parte do mesmo grupo, mas a diferença é que a China tem ambições globais. Competir com os EUA e a Europa faz dela uma superpotência. Sim, você pode ter superpotências de Segundo Mundo. Para ser uma, não é preciso ser rico -a China não é rica internamente, mas poderosa.

FOLHA - O FATO DE UM PAÍS TER OU NÃO AMBIÇÃO GLOBAL O DEFINE?

KHANNA - Sim. Mas a relação entre eles também é importante. A China e os EUA são superpotências, o Brasil não. Mas, se o Brasil decidir rejeitar as ofertas da China em termos de comércio e investimento, isso vai prejudicar as ambições globais chinesas.

Do mesmo modo, se o Brasil decidir não cooperar com os EUA na América Latina, então as políticas dos EUA para a região serão ainda mais fracassadas do que são hoje. Meu ponto é que países de Segundo Mundo como o Brasil têm influência sobre o sucesso das superpotências, por isso têm poder.

FOLHA - COMO ESSE CONCEITO DE SEGUNDO MUNDO DIFERE DO CONCEITO DE BRICS [ACRÔNIMO CRIADO PELO GOLDMAN SACHS EM 2001 QUE AGRUPA AS POTÊNCIAS EMERGENTES BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA], POR EXEMPLO?

KHANNA - Há muitos problemas com o conceito de Brics. Em primeiro lugar, ele faz uma projeção para 40 anos, o que não pode ser exato por definição, especialmente no momento atual. Ele olha tão longe que é impossível refutar, mas é impossível validar também. Em segundo lugar, são apenas quatro países.

Mesmo quando se diz Brics + 11, como tem acontecido ultimamente, são 15 países. Eu falo de 40 países no Segundo Mundo.

Esse conceito é falho ao não levar em conta diplomacia, estratégias política e militar.

FOLHA - UM DOS CAPÍTULOS MAIS LONGOS DE SEU LIVRO O SR. DEDICA AO BRASIL, ONDE JÁ ESTEVE. QUAL SUA IMPRESSÃO?

KHANNA - Muito favorável. A força do país está em sua economia diversificada, não só baseada nos recursos naturais mas também muito industrializada e com inovações em alguns setores. Além disso, acho positivo algumas políticas de desenvolvimento do governo. Programas como o Bolsa Família, por exemplo, são inovadores e difíceis de implantar.

Na verdade, não encontrei nada similar, com tamanho sucesso, em nenhum outro lugar do mundo, com exceção talvez da China. Os dois países estão criando um mercado interno muito forte por conta disso.

Por fim, a diplomacia: acho o Itamaraty incrivelmente sofisticado, a maneira com que lida com questões de comércio.

FOLHA - O SR. É UM DOS DEFENSORES DO MUNDO MULTIPOLAR, EM QUE OS EUA PERDEM PODER ABSOLUTO EM FAVOR DE MAIS PARTICIPANTES NO DIÁLOGO MUNDIAL. EM RELATÓRIO RECENTE, A COMUNIDADE DE INTELIGÊNCIA NORTE-AMERICANA ADMITE PELA PRIMEIRA VEZ ESSE CENÁRIO, PARA 2025. ELES ESTÃO FINALMENTE OUVINDO O QUE A INTELLIGENTSIA VEM DIZENDO HÁ ANOS?

KHANNA - Você é que está dizendo que eles estão nos ouvindo, mas, se você comparar os ponto-chave deles e os do meu livro, eu escrevi antes (risos). Fui uma das pessoas ouvidas pelo relatório, na verdade. Mas pode ser que eles estivessem atrás no conceito e agora estão chegando lá.

FOLHA - OS EUA ESTÃO PREPARADOS PARA ESSE CENÁRIO?

KHANNA - O relatório aponta que em 2025 os EUA ainda serão o país mais poderoso do mundo. Diz também que o mundo será um lugar muito difícil de ser governado, que a noção de comunidade internacional será enfraquecida e que não haverá um líder definitivo.

FOLHA - MAS O SR. DIZ QUE OS EUA CORREM O RISCO DE SE TORNAREM UM PAÍS DE SEGUNDO MUNDO...

KHANNA - Sim. Se você ligasse a TV agora e assistisse às três maiores montadoras norte-americanas de pires na mão, sendo socorridas pelo governo, discordaria de mim?

FOLHA - NESSE SENTIDO, É BOM OU RUIM O FATO DE BARACK OBAMA SE TORNAR O NOVO PRESIDENTE?

KHANNA - Bom, principalmente por conta da situação econômica e de como ela afetará o poder de ação dos EUA no mundo. Com o agravamento da crise, será cada vez mais difícil contar com corporações, ONGs, entidades beneficentes e assistência internacional -instrumentos de "soft power" que a política externa norte-americana usa para compensar a estratégia militar, que é um fracasso.

FOLHA - QUE TIPO DE CAPITALISMO SAIRÁ DESSA CRISE?

KHANNA - Um capitalismo como o europeu, isso é inegável. Um modelo de capitalismo de Estado, bem regulado, mas bem dirigido, com grandes e importantes indústrias.

FOLHA - O SR. É UM DOS CONSULTORES DO PRESIDENTE ELEITO PARA O SUDESTE ASIÁTICO. O QUE ACHA DA PROMESSA QUE FEZ NA CAMPANHA, DE SER MAIS AGRESSIVO EM RELAÇÃO AO PAQUISTÃO? PROMETEU, POR EXEMPLO, FAZER ATAQUES PONTUAIS DENTRO DO PAÍS.

KHANNA - Esses ataques já estão acontecendo sob George W. Bush, então não vejo uma grande mudança de tática. Não acho que será tão controverso assim, pelo menos não em termos de realidade política americana.”

Nenhum comentário: